Cuidadores do povo de Deus!

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! A Igreja, na sua missão de anunciar o Evangelho, tem contado ao longo da sua história com a colaboração de homens e mulheres, que se colocaram a serviço do Senhor na Igreja, Povo de Deus a caminho da Casa do Pai. Muitos assumiram a vocação e a missão do amor-serviço através da ordenação presbiteral, outros através da consagração como religiosos, nas várias Ordens e Congregações Religiosas, masculinas e femininas, de vida ativa e contemplativa, e colocaram a serviço da Igreja e da sociedade, toda a riqueza dos vários carismas com os quais o Espírito Santo enriqueceu a vida e a missão dos fundadores e fundadoras. Outros vivem a dimensão da consagração de suas vidas na realidade do mundo do trabalho, atuando nas mais variadas realidades da sociedade. Temos ainda os que vivem a dimensão da graça batismal, como missão de serviço ao Reino, inseridos e empenhados na evangelização junto ao Povo de Deus nas comunidades. 

 

O mês de agosto é lembrado e celebrado na Igreja como mês vocacional. Tendo presente que toda vocação deve ser acolhida no coração e para a missão como dom de Deus. A Igreja Católica, no primeiro domingo de agosto, convida seus filhos e filhas a elevarem ao Senhor uma prece por todos os sacerdotes que estão a serviço do Evangelho, sem esquecer daqueles que já nos deixaram para receber o abraço da misericórdia do Pai. 

 

Queremos demonstrar nosso reconhecimento e nossa gratidão aos nossos sacerdotes, aos que estão servindo nas comunidades, mas também àqueles que se encontram nas casas de repouso, muitas vezes enfermos e debilitados fisicamente, mas revigorados no espírito pela força da oração. É importante que as pessoas ajudem e reconheçam o serviço e a dedicação do sacerdote na comunidade. O apoio dos leigos ajuda o sacerdote a viver com mais intensidade a dimensão humana e divina do seu ministério. Mesmo quando o seu ministério floresce e frutifica, ou quando ele está cansado e doente, é importante oferecer-lhe sempre as condições necessárias para viver com dignidade e eficácia sua vocação e missão.

 

Que a Santíssima Virgem Maria, mãe do Cristo Sacerdote e de todos os sacerdotes, interceda junto ao Senhor, por todos os presbíteros de nossa Diocese, para que fortalecidos na vida espiritual, também pelas orações deste querido povo, possam continuar a missão evangelizadora, com amor e fidelidade a Cristo e a sua Igreja. Parabéns a todos os sacerdotes.

Bispo Diocesano de Caxias do Sul