Sempre é Páscoa

Quando receberás esse folheto ainda não teremos celebrado a Páscoa. Faltam 15 dias. Mesmo assim quero te desejar uma feliz Páscoa e que recebas, pelos méritos de Jesus, muita paz, perdão e esperança.

 

Uma pessoa de fé que se prepara para celebrar na Páscoa e em todas as missas, a vitória da vida sobre a morte, do perdão sobre o ódio e da graça sobre o pecado, não pode continuar ficando apática diante de tantas situações de injustiça e de indiferença.

 

Ficamos 47 dias sem comer chocolate, sem beber, sem fumar, sem... sem..., mas de que adianta se a gente não se torna melhor, não ajuda ninguém, não perdoa, continua fofocando e criticando?

 

Para que aconteça uma conversão profunda e verdadeira, precisamos, junto com o jejum de comida, fazer um jejum de palavras e de atitudes de egoísmo, de palavras negativas, de pessimismo...

 

Na noite do sábado santo renovamos o nosso batismo. Nós sacerdotes, na quinta-feira santa, renovamos as promessas sacerdotais. Momentos bonitos e ricos de significado. Todos queremos viver melhor o nosso batismo e o nosso sacerdócio.  Porém o nosso querer não pode ser de um dia ou de uma noite. É todos os dias que devemos dizer “quero melhorar”, “vou me esforçar para melhorar”.

 

Um gesto muito bonito que pode ajudar para nos animar neste caminho de conversão e vida nova é fazer a pergunta: “Quem sou eu? Por quê sou padre, sou religioso, sou ministro, sou pai ou mãe de família? Depois de ter feito a pergunta permaneçamos em silêncio olhando o sacrário, uma imagem, uma paisagem da natureza e logo sentiremos uma resposta: “Tu es o meu filho e filha muito amados”.  “Não tenhas medo, Eu venci o mundo, o mal, a morte e o pecado”.

 

Vivas o tempo pascal com gestos concretos de compaixão: Sorrias, agradeças, ajudes, animes, tenhas delicadezas com os estão perto de ti...

 

E com jejuns mais saudáveis do que deixar comida: Jejum de raiva, de pessimismo, de queixas, de falta de perdão, de coisas fúteis, de comodismo...

 

Com esta palavra desejo a todos e todas um bom caminho pascal. Boa Páscoa.

 

Rezem por mim para que possa pôr em prática tudo aquilo que disse nesta mensagem.

 

Um abraço e uma bênção.

 

+ Alessandro Ruffinoni

*Artigo publicado no informativo Diocese em Comunicação - Edição de março 2017

Bispo da Diocese de Caxias do Sul