DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
11/06/2021

Assembleia Regional aponta pistas para concretização das Comunidades Missionárias

Na manhã dessa sexta-feira (11), ocorreu a conclusão da Assembleia da Ação Evangelizadora da Igreja do Rio Grande do Sul, que teve como tema Comunidades Eclesiais Missioná...

Assembleia Regional aponta pistas para concretização das Comunidades Missionárias

Na manhã dessa sexta-feira (11), ocorreu a conclusão da Assembleia da Ação Evangelizadora da Igreja do Rio Grande do Sul, que teve como tema Comunidades Eclesiais Missionárias e reuniu mais de 100 representantes de toda a Igreja no Estado para debater o tema e apontar pistas de ação às arqui/dioceses, pastorais e organismos.

 

A manhã iniciou com a oração do Ofício Divino das Comunidades, recordando a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e as diversas realidades do Brasil e das ações eclesiais gaúchas. Em seguida, o ponto central dos trabalhos foi a apresentação das sínteses das conversas realizadas nas províncias eclesiásticas e no grupo dos serviços. Esses grupos debateram na manhã de quinta-feira sobre as conquistas obtidas nesse último ano, os desafios enfrentados e algumas sugestões para a ação da Igreja no Rio Grande do Sul.

 

Dom Aloísio Dilli, Bispo de Santa Cruz do Sul e Padre Paulo Nodari – coordenador de Pastoral de Caxias do Sul e membro da equipe preparatória da Assembleia, realizaram a síntese das apresentações e apontaram alguns desafios para a ação evangelizadora da Igreja no Rio Grande do Sul. Entre eles, alguns destaques: uma maior atenção à nossa humanidade, considerando as dificuldades vivenciadas por cada um(a); a importância do uso das tecnologias; a comunicação e as redes sociais; a sede de formação para todos os ministérios (padres, bispos, leigos, seminaristas); o cuidado com a casa, lugar de acolhida e vida e espaço privilegiado para a constituição das Comunidades Eclesiais Missionárias; a necessidade de assumirmos uma Igreja realmente missionária; e o cuidado com todas as vidas, através de uma Ecologia Integral e da riqueza das propostas das Economias de Clara e Francisco.

 

Segundo padre Paulo, outro grande desafio é viver a unidade e a comunhão nos diferentes serviços e pastorais, vencendo a setorização para sempre nos darmos conta da beleza que há na Igreja. A partir dos relatos, ele alertou que devemos superar uma Igreja que vive como estrutura burocrática para encontrar caminhos e espaços de proximidade para viver a missão de Deus. “O conceito de sinodalidade é fundamental para seguir nosso caminho, valorizando os conselhos, os leigos e todas as instâncias da Igreja. Há muitos desafios, mas também temos muitas luzes para seguir nosso caminho”, destacou Pe. Paulo.

 

A Secretária Executiva da CNBB Sul 3, Sandra Zambon, lembrou que foram mais de 100 pessoas participando da assembleia, “e isso é um grande motivo para louvar a Deus”.

 

Dom José Gislon, que é bispo da Diocese de Caxias do Sul e presidente do Regional Sul 3, finalizou agradecendo todos os envolvidos na organização da assembleia e avaliou: “Foi bonito estarmos juntos, mesmo que distantes, unidos pela fé, com tantos desafios mas também com esperança, valorizando a vida dom de Deus em todas as realidades em que ela se faz presente. Foi um tempo de graça, reflexões e partilhas para podermos reacender a chama da fé no nosso coração de discípulos e discípulas que vivem o discipulado com o Sagrado Coração de Jesus, em proximidade com os irmãos e irmãs. Que todo este tempo vivido seja de graça para cada um de nós em primeiro lugar, mas também para as nossas igrejas particulares, pastorais e movimentos presentes na Igreja do Rio Grande do Sul”, finalizou Dom Gislon.

 

Semana de Encontros

Muitos encontros precederam a Assembleia, entre eles as diversas reuniões da equipe responsável pela preparação da ARAE: Sandra Zambon, Pe. Paulo Cesar Nodari, Pe. Jonison Mallmann, Pe. Wilson Fernandes, Pe. Ivanir Rampon, Pe. Ludinei Marcos Vian, Pe. Edson André Tomassin e Victória Holzbach.

 

Além disso, também antecederam a assembleia os encontros do Conselho Episcopal Regional (CONSER), na terça-feira, com todos os arce/bispos do Regional Sul 3; e pelo encontro do episcopado com os superiores e as superioras Provinciais dos Religiosos e Religiosas no Rio Grande do Sul (CRB/RS) na manhã da quarta-feira.

CNBB Sul 3
Colaboração: Lupi Scheer Dos Santos

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias