27/07/2021

Bate-papo com os comunicadores paroquiais reflete a organização e implementação Lei Geral da Proteção de Dados

Encontro acontece mensalmente, com o objetivo de trocar experiências e facilitar a formação e o diálogo entre as instâncias diocesana e paroquial...

A Coordenação de Pastoral e a Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul realizaram, na noite da segunda-feira, 26 de julho, a terceira edição do bate-papo online com os responsáveis pelas atualizações das redes sociais das paróquias em diversas cidades da região. A atividade contou com a presença de representantes de todas as regiões pastorais, além de diversos padres e a assessoria jurídica da Mitra Diocesana.

O bate-papo iniciou com a explanação do escritório Bridi Advogados Associados, que presta assessoria jurídica à Diocese. Coordenados pelo doutor Eduardo Bridi, os advogados apresentaram de forma breve a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), que já está em vigor no Brasil desde 2020 e tiraram dúvidas dos participantes sobre as implicações deste dispositivo legal nas ações de comunicação das paróquias e comunidades, tais como  a transmissão das Missas, o uso das redes sociais e a questão do direito de imagem. A Diocese, juntamente com a assessoria jurídica, estão dando passos para organizar a implementação da LGPD nas paróquias, com as devidas formações aos padres, colaboradores e leigos.

Na sequência, foi realizada a avaliação da campanha de comunicação do Mês de Dízimo, que teve como objetivo a produção e a veiculação dos conteúdos em unidade entre as paróquias da Diocese. A proposta de comunicação foi baseada no capítulo 9, versículo 6, da segunda carta de São Paulo aos Coríntios, o qual trata do semear com generosidade: “Quem semeia com generosidade, também colherá com generosidade”.

O terceiro assunto abordado foi a campanha de comunicação para o Mês das Vocações 2021. No Brasil, as semanas do mês de agosto são dedicadas às quatro vocações específicas: sacerdotal, matrimonial, vida religiosa consagrada e o trabalho dos leigos e catequistas. Na Diocese de Caxias do Sul, a edição deste ano será realizada de forma conjunta entre a Assessoria de Comunicação, a Pastoral Vocacional e a Pastoral Familiar, uma vez que de 08 a 15 agosto é celebrada a Semana da Família. Em sinal de unidade e comunhão entre os dois organismos diocesanos e também com as instâncias nacionais, serão abordadas as temáticas "Cristo nos salva e nos envia", como mote central do Mês das Vocações e a "Alegria do amor na família", para o período.

Diversas ações de comunicação estão sendo preparadas, com a publicação de testemunhos vocacionais, cards digitais, a transmissão de Missas e também a participação e a inserção de conteúdos em programas de rádio, bem como a bênção às famílias, que será veiculada nas rádios ao meio-dia de domingo, 08 de agosto, quando se celebra o Dia dos Pais.

A intenção da Coordenação de Pastoral é realizar encontros neste formato mensalmente, com o objetivo de trocar experiências e facilitar a formação e o diálogo entre as instâncias diocesana e paroquial. Essa iniciativa irá permitir que a Pastoral da Comunicação e a Assessoria de Comunicação possam estabelecer e articular ações de formação, compartilhamento e produção de conteúdo.