14/10/2020

Beato Carlo Acutis e a doença vivida em plenitude

Beato Carlo Acutis e a doença vivida em plenitude

Três dias depois da beatificação de Carlo Acutis, jovem falecido aos 15 anos, persiste em Assis um clima de graça e de celebração para este jovem "Beato milennial", "apaixonado pela Eucaristia", como o definiu o Papa Francisco no Angelus do domingo passado. Na Úmbria, continuam as iniciativas para falar sobre a curta mas extraordinária vida de Carlo, animada pela amizade com Jesus, pelo amor a Maria e pela dedicação aos pobres.

A doença que se torna leve

No Santuário do Despojamento,  teme lugar o encontro: “Doença e Eucaristia, quando o sofrimento se torna luz”. Um enfoque sobre a última fase da vida de Carlo, que faleceu em 2006 devido a uma leucemia fulminante, um momento de reflexão para compreender quando o sofrimento se torna luz, vivido à luz da fé.

Carlo não escondia seus temores e a surpresa com o que estava vivenciando, mas compreendeu que aquela era a ocasião certa para oferecer seu sofrimento pelo Papa e pela Igreja.

Na introdução, Dom Domenico Sorrentino, bispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino, repropôs o paralelismo e a ligação entre Carlo e São Francisco. Entre as intervenções também a de Carlo Cirotto - ex-professor de Citologia da Universidade de Perugia – que se concentrou nos “Milagres Eucarísticos à luz da ciência”.

Fonte: Vatican News