Voluntários da Pastoral Social da Catedral estarão nas Missas do primeiro final de semana de cada mês recolhendo doações de alimentos, medicamentos dentro do prazo de validade e fraldas geriátricas

 

A Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila, em Caxias do Sul, promove, neste sábado e domingo, 04 e 05 de setembro, a quinta uma edição do Final de Semana da Caridade. Durante a ação, que acontece no horário das missas, a comunidade poderá doar alimentos não perecíveis, remédios que ainda estejam no prazo de validade e fraldas geriátricas. A ação acontece em comunhão com toda a Diocese de Caxias do Sul que  incentiva as expressões de solidariedade durante a Semana da Pátria e até o dia 08 de setembro, aniversário de 87 anos de criação da Diocese.

 

Os voluntários da Casa Madre Teresa, que é a Pastoral Social da Catedral, estarão nas portas da igreja para receber os donativos. No sábado, a missa é celebrada às 18h e no domingo, são três horários em que os fiéis podem fazer suas doações e participar da Eucaristia: 09h, 11h e 19h.

 

O serviço da Casa Madre Teresa é capaz de mudar a realidade de pelo menos 14 mil pessoas ao ano. A rede de solidariedade é mantida com doações da comunidade e apoio da Catedral Diocesana. Os números impressionam: em média, anualmente são visitadas 360 famílias, distribuídas 15 toneladas de alimentos, 58 mil fraldas geriátricas, além de roupas e cobertores. Também é  fornecido atendimento jurídico e psicológico, grupos de formação para gestantes, soropositivos e em gastronomia. Em virtude da pandemia, desde o ano passado, os trabalhos ficaram restritos  às visitas domiciliares e doações cujo atendimento é realizado na porta da Casa mantendo os cuidados necessários.

 

A Casa Madre Teresa, fundada em 2000, possui aproximadamente 110 voluntários, e se concentra em quatro pilares: Acolher, Cuidar, Formar e Prover. A Casa, durante seus 20 anos de atuação, procura formas de facilitar o acesso das pessoas necessitadas aos serviços que presta. Todos os projetos servem para motivar e despertar outras pessoas a buscarem meios de melhorar suas condições de vida.