DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
21/04/2021

Conheça o significado da identidade visual do Plano de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul

Proposta está em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e também com a realidade diocesana, a partir dos projetos e linhas de a&ccedil...

Conheça o significado da identidade visual do Plano de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul

Proposta está em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e também com a realidade diocesana, a partir dos projetos e linhas de ação

 

Publicado no final do mês de março de 2021, o Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul foi construído ao longo do segundo semestre de 2020, a partir de reflexões realizadas nas regiões de pastoral, mesmo que de forma restrita em virtude da pandemia da Covid-19, e de uma equipe de padres, religiosos e leigos que se reuniu para organizar o texto e os demais subsídios. Uma das características que mais chama atenção é a identidade visual, construída pela assessoria de comunicação da Diocese, com o objetivo de mostrar, ainda na capa, a síntese de todo o trabalho.

 

A proposta está em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023) e também com a realidade diocesana, a partir dos projetos e linhas de ação do Plano de Pastoral, que será dinamizado nas paróquias e comunidades, pelo menos até o ano de 2023.

 

Confira abaixo, o significado desta identidade visual, que estampa o livreto do Plano, o folder e também o cartaz que serão enviados às cidades da região.

A arte visual do Plano Diocesano de Pastoral evidencia três aspectos importantes.

 

1 - Referência às primeiras comunidades cristãs

A comunidade é o espaço de comunhão e participação para todos os batizados e para aqueles que desejam abraçar a fé. Ela é formada por homens e mulheres, idosos, crianças e pessoas portadoras de deficiência, irmãos e irmãs em vulnerabilidade social. São oito as pessoas que formam esta cena, em referência às oito palavras-chave evidenciadas no capítulo do "julgar", isto é, os aspector da Ação Evangelizadora da Igreja em "saída", como pede o Papa Francisco, a saber: 1) Evangelizar. 2) Cultura urbana. 3) Anúncio da Palavra. 4) Formar discípulos missionários. 5) Comunidades eclesiais missionárias. 6) Opção preferencial pelos probres. 7) Cuidado com a casa comum. 8) Testemunho do Reino de Deus.  

 

2 - A Igreja é a nossa casa

Ela está fundada sobre a rocha, que é Cristo, sustentada por quatro pilares: Pão, Palavra, Caridade e Ação Missionária, e ligada pelos eixos, da comunida-de e da missão. Nesta casa, somos acolhidos, formados e chamados a dar testemunho. Os pilares são o tema central das DGAE 2019-2023, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para a formação das Comunidades eclesiais missionárias.

 

3 - Somos “Igreja em saída”

A Igreja, povo de Deus, é casa que está sempre de portas abertas para acolher e também para enviar em missão. A “Igreja em saída” tem como meta conduzir as pessoas a um encontro com o Crucificado e Ressuscitado em vista da construção do Reino.

 

Para acessar o Plano de Pastoral e o folder, basta clicar aqui: http://bit.ly/PlanoPastoral20212023

Para acessar os vídeos, basta clicar aqui: http://bit.ly/PlaylistdoPlanodePastoral20212023

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias