18/05/2021

Diocese de Caxias do Sul dá início à quarta edição do projeto Hospedagem Solidária

Acolhimento às pessoas em situação de rua segue até o dia 04 de setembro, no Salão Paroquial do bairro de Lourdes   A Pastoral das ...

A Pastoral das Pessoas em Situação de Rua da Diocese de Caxias do Sul dará início, nesta quarta-feira, 19 de maio, à quarta edição do projeto Hospedagem Solidária. Até o dia 04 de setembro, o serviço coordenado pela Igreja Católica, irá acolher 35 homens que estão em situação de rua a cada noite, no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na rua Angelina Michielon, 936. A abertura irá acontecer na Missa das 18h30min, da quarta-feira, onde serão colocados em oração todos os envolvidos na organização e execução deste serviço de cuidado com a vida.

O projeto, que está na sua quarta edição, funciona de segunda-feira a domingo e contará com a colaboração de voluntários de diversos grupos e movimentos da Igreja Católica, além do apoio da Fundação de Assistência Social (FAS) e da Guarda Municipal de Caxias do Sul. Os “Médicos do Mundo”, que reúne médicos, enfermeiros,dentistas, podólogos, psicólogos e demais profissionais da saúde ligados às instituições de ensino superior da cidade, irão realizar a avaliação de cada um dos usuários do serviço. Nos casos de sintomas de Covid-19, a equipe da FAS fará a remoção para a Casa Irmã Dulce, onde irá acontecer a quarentena destas pessoas, com todos os cuidados necessários.

Diariamente, a acolhida dos homens em situação de rua será das 19h30min às 20h30min. Os assistidos terão acesso ao jantar, colchão e cobertores para passarem as noites frias do inverno caxiense e pela manhã será servido o café. A organização do espaço será feita de forma colaborativa, entre a equipe de trabalho e os usuários. Essa ação vai além do que os voluntários já fazem hoje (servir sopa, entregar cobertores e escutar as feridas da alma de quem quer apenas ser ouvido), já que oferece acolhimento seguro e atendimento médico e psicológico.

Neste ano, o número de atendimentos em cada noite será de 35 pessoas, tendo em vista o cumprimento de todos os protocolos sanitários e de saúde para evitar a disseminação da pandemia da Covid-19. Além do uso do álcool gel, luvas descartáveis e máscaras, outras medidas estão sendo adotadas para evitar o contágio de coronavírus no local. Por isso, nesta edição, o banho dos usuários da Hospedagem Solidária deve ser tomado no Centro Pop Rua, que também possibilita que os assistidos possam lavar as roupas e fazer sua higiene pessoal.

Doações de cobertores e alimentos são bem-vindas

A Pastoral das Pessoas em Situação de Rua pede à comunidade a doação de cobertores para serem utilizados pelos homens que serão assistidos pela Hospedagem Solidária. Alimentos não perecíveis, pães e misturas para os cafés da manhã também serão bem acolhidos. Semanalmente, as redes sociais da Diocese de Caxias do Sul irão disponibilizar informações acerca dos itens necessários para doação.

Um pouco sobre a história da Hospedagem Solidária

O projeto nasceu a partir do trabalho já realizado pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, na distribuição de comida nas ruas semanalmente, à noite. A primeira edição foi realizada em 2018, na Paróquia São Leonardo Murialdo, no centro e em 2019 e 2020, a acolhida aconteceu no Salão Paroquial do bairro Sagrada Família e neste ano, o trabalho passa a ser em Lourdes.

A terceira edição da Hospedagem Solidária, em 2020, encerrou totalizando 120 pessoas atendidas por 100 voluntários. Foram servidos 1.652 jantares e cafés da manhã. Já em 2019, ao todo, 360 voluntários colaboraram diariamente na preparação das 12.894 refeições e organização dos 1.860 banhos.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3222-1636, no Salão Paroquial de Lourdes.