DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
22/10/2021

Diocese de Caxias do Sul inicia processo de formação para a Equipe do Sínodo 2021-2023

Primeiro dos dois encontros promovidos pela Coordenação Diocesana de Pastoral reuniu membros do Conselho de Leigos e Leigas, catequistas e padres   \...

Diocese de Caxias do Sul inicia processo de formação para a Equipe do Sínodo 2021-2023

Primeiro dos dois encontros promovidos pela Coordenação Diocesana de Pastoral reuniu membros do Conselho de Leigos e Leigas, catequistas e padres

 

Na noite da quinta-feira, 21 de outubro, a Coordenação Diocesana de Pastoral promoveu a primeira noite de formação para a equipe que vai dinamizar a fase diocesana do Sínodo dos Bispos, até o mês de março de 2022. O primeiro dos dois encontros, que foi assessorado pelos padres Oscar Roberto Chemello Francischelli e Ricardo Fontana, reuniu mais de 70 pessoas entre membros do Conselho de Leigos e Leigas, catequistas e padres. 

 

O primeiro ponto foi abordado pelo padre Oscar, que é um dos coordenadores da Região Pastoral de Caxias do Sul, a partir da provocação do Papa Francisco que convocou um sínodo para refletir sobre a \"sinodalidade\", isto é, a caminhada de atualização do Concílio Vaticano II, num processo que vai demandar a habilidade de ouvir a todos. Chemello pontuou a necessidade de uma conversão sinodal, que se tratam de objetivos de grande relevância para a qualidade da vida eclesial e para o cumprimento da missão de evangelização. 

 

Já o segundo momento, conduzido pelo padre Ricardo Fontana, que é coordenador da Região Pastoral de Bento Gonçalves, trouxe a história dos sínodos desde o início da Igreja e a sua relação com o momento atual no qual o Papa Francisco pede que a Igreja caminhe em conjunto, com seus membros lado a lado, a partir das palavras-chave: comunhão, participação e missão. Por fim, Fontana elencou os riscos deste processo, que são o formalismo, o intelectualismo e a tentação do imobilismo. Apontou também, as oportunidades do Sínodo, que irão contribuir uma Igreja estruturalmente sinodal, onde todos se sintam \"em casa\" e possam participar; a Igreja da escuta e também da proximidade.

 

O próximo encontro de formação está marcado para a próxima quarta-feira, 27 de outubro, às 20h, pelo Zoom e pelo YouTube da Diocese de Caxias do Sul.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias