DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
16/04/2021

Diocese de Caxias do Sul prepara série de vídeos para dinamizar o Plano de Pastoral 2021-2023

A cada semana será veiculada uma nova produção nas redes sociais, com objetivo de explicar a metodologia e as linhas de ação propostas para toda a região...

Diocese de Caxias do Sul prepara série de vídeos para dinamizar o Plano de Pastoral 2021-2023

A cada semana será veiculada uma nova produção nas redes sociais, com objetivo de explicar a metodologia e as linhas de ação propostas para toda a região

 

A Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul lançou, nesta quinta-feira, 15 de abril, uma série de vídeos para dinamizar e tornar mais conhecido o novo Plano Diocesano de Pastoral, que acaba de ser publicado e será utilizado para nortear as ações da Igreja Particular de Caxias do Sul pelo menos até o ano de 2023. A cada semana, sempre nas quintas-feiras, às 19h30min, será veiculada uma nova produção, que poderá ser encontrada no Facebook, Youtube, Instagram @diocesedecaxias e no site diocesedecaxias.org.br. 

 

Os primeiros quatro vídeos serão apresentados pelo coordenador de Pastoral, padre Paulo César Nodari, que foi o responsável pela compilação e organização do material. A primeira parte relata o processo de construção do Plano de Pastoral, cujas discussões nas regiões pastorais e mesmo nos conselhos e assembleias foi prejudicada pela pandemia da Covid-19. Além disso, são detalhados os materiais que foram preparados para as paróquias e comunidades, além de uma breve explicação acerca da arte gráfica que irá acompanhar todo o trabalho, em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), da CNBB.

 

Na sequência, os outros três vídeos sintetizam as partes nas quais o documento está dividido, primeiro o “ver”, de acordo com a realidade sociocultural e eclesial em que vivemos. Depois o “julgar”, que o Papa Francisco também chama de “discernir”, que lança luzes sobre oito palavras-chave, como a cultura urbana, a formação dos discípulos missionários e também as Comunidades Eclesiais Missionárias.

 

Já a terceira dimensão é do “agir”, com uma síntese das 12 linhas de ação propostas para a organização das comunidades e paróquias, bem como as pastorais e movimentos de evangelização. Logo após, serão produzidos outros materiais em audiovisual sobre cada uma das linhas de ação, com os referenciais de cada temática, acerca da necessidade de dinamizar o documento. 

 

Para acessar o Plano de Pastoral e o folder, basta clicar aqui: http://bit.ly/PlanoPastoral20212023

Para acessar os vídeos, basta clicar aqui: http://bit.ly/PlaylistdoPlanodePastoral20212023

O primeiro vídeo, veiculado na noite de 15 de abril, está em anexo aqui abaixo.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias