07/07/2020

Diocese de Caxias inicia acolhimento às pessoas em situação de rua nesta terça

Diocese de Caxias inicia acolhimento às pessoas em situação de rua nesta terça

Pelo terceiro ano consecutivo, a Diocese de Caxias do Sul, através da Pastoral da Pessoa em Situação de Rua, está promovendo o projeto “Hospedagem Solidária”. As atividades iniciam nesta terça-feira, dia 07 de julho e devem seguir até meados de setembro. Esta edição também acontecerá novamente no salão paroquial da Paróquia Sagrada Família. Em virtude da pandemia do Covid-19, todos os cuidados estão sendo observados para a segurança dos usuários do projeto, bem como dos voluntários e equipes que atuarão diariamente.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Teresinha Mandelli Grasselli, além do uso do álcool gel, luvas descartáveis e máscaras, outras medidas estão sendo adotadas. “Neste ano, eles não terão armário para guardarem seus pertences. Cada um terá uma caixa plástica que ficará junto com a cama. Além disso, os colchões e os travesseiros estão forrados com um plástico para facilitar a higienização”, explica. Assim como aconteceu no ano passado, antes de ingressar no salão, todos passarão por revista com a guarda municipal. A novidade nesta edição é que o projeto contará novamente com a colaboração de um grupo da ONG Médicos de Rua que farão uma avaliação clínica, medindo a temperatura e observando outros sintomas, para que acessem ao local somente as pessoas que não apresentam sintomas gripais.

O número de voluntários também será restrito. Cada turno contará com a presença de apenas 10 pessoas. Para que haja o devido afastamento entre os colchões, neste ano, o projeto acolherá até 65 homens em situação de rua. De acordo com o pároco da paróquia Sagrada Família, padre Elton Bussolotto Aristides, esta ação da Diocese demonstra uma efetiva resposta evangélica para a situação de vida destas pessoas, principalmente, neste momento de enfretamento de uma pandemia neste período do inverno, conclui.

Nesta edição, serão atendidas somente as pessoas que já estão sendo acompanhadas pela rede de assistência social da Prefeitura de Caxias do Sul.