27/11/2021

Família Paulina celebra os 50 anos da páscoa do fundador, bem-aventurado Tiago Alberione

Missa festiva marcou o encerramento do Ano Bíblico Paulino 2020-2021   A Família Paulina p...

Missa festiva marcou o encerramento do Ano Bíblico Paulino 2020-2021

A Família Paulina presente na Diocese de Caxias do Sul celebrou, na sexta-feira, 26 de novembro, os 50 anos da páscoa do seu fundador, o bem-aventurado Tiago Alberione. A Missa festiva, foi realizada na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Consolação, em Caxias do Sul. Durante o encontro foi realizado o encerramento do Ano Bíblico Paulino 2020-2021. Em Bento Gonçalves, no Santuário Santo Antônio, também foi celebrada a Eucaristia em comunhão com toda a Família Paulina.

O beato Tiago Alberione foi um sacerdote italiano que viveu nos séculos XIX e XX. Alberione, na passagem do século, estando em oração, sentiu que deveria fazer alguma coisa pelas pessoas do novo século. Foi um profeta que soube responder plenamente aos apelos de Deus, e sua resposta foi de extraordinária fecundidade para a Igreja e para o mundo. A partir de 1914 e 1915, surge a Família Paulina, que concretiza o grande carisma acalentado no coração de Alberione: viver Jesus Cristo, Mestre e Comunicador, Caminho, Verdade e Vida, e anunciá-lo com os mais modernos e eficazes meios que o progresso humano pode oferecer. Para responder às novas exigências apostólicas, vão surgindo através dos anos as diversas Congregações e Institutos da Família Paulina. São 10 ramos de uma grande árvore: Padres e Irmãos Paulinos, Irmãs Paulinas, Pias Discípulas do Divino Mestre, Irmãs Pastorinhas, Instituto Rainha dos Apóstolos (Irmãs Apostolinas), Instituto São Gabriel Arcanjo - Gabrielinos, Instituto Nossa Senhora da Anunciação - Anunciatinas, Instituto Jesus Sacerdote, Instituto Sagrada Família e União dos Cooperadores Paulinos.

Na Diocese de Caxias do Sul, a Família Paulina é formada pelas Irmãs Pastorinhas, as Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre e os Coorperadores Paulinos. Padre Tiago Alberione, inclusive, visitou a Diocese e esteve em cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves.