20/11/2019

Festa de Santa Catarina 2019 irá reforçar o espírito comunitário da Paróquia, em Caxias

A Paróquia Santa Catarina irá celebrar a festa da Padroeira entre os dias 20 e 24 de novembro, iluminada pelo lema “Com Santa Catarina, somos batizados e enviados para viver em comunidade”. Neste ano, quando completa seis décadas e meia de trabalho e evangelização, a proposta é reforçar a participação comunitária como forma de incentivar o engajamento das 11 comunidades e propiciar uma programação religiosa intensa.

Estão previstas atividades desde a quarta-feira, 20 de novembro. Nesse dia, às 18h30, haverá missa com participação da Pastoral da Pessoa Idosa. Na quinta-feira, dia 21 de novembro, às 20h, o Movimento da Lareira está preparando a Noite das Famílias, com momentos de oração, teatro e música. Na sexta-feira, 22, às 16h, será celebrada a Eucaristia, com bênção da saúde e presença das Zeladoras e Zeladores de Capelinhas. E no sábado, dia 23, a missa tradicional das 18h, com a liturgia e cantos a cargo da Catequese.

O domingo, 24 de novembro, marca o ponto alto das celebrações em honra à Padroeira dos estudantes e dos que trabalham com rodas e máquinas. Às 10h acontece a missa festiva, com o Coral Santa Catarina e a ajuda de membros das comunidades na liturgia. Logo após, haverá a procissão motorizada pelas ruas do bairro Santa Catarina, seguida de bênção aos veículos nas proximidades da Escola Santa Catarina.

Neste ano, o almoço de confraternização foi pensado com uma finalidade expressamente pastoral: reunir famílias, lideranças e, sobretudo, pessoas que participam das atividades das 11 comunidades da Paróquia Santa Catarina. Foram colocados 800 ingressos à disposição, a preço de custo, e todos já foram comercializados. Leigos e leigas dos bairros atendidos se comprometeram na organização do rifão, sendo que o valor arrecadado será partilhado entre as comunidades, para que seja investido em suas prioridades.

Para às 19h está marcado o encerramento da Festa de Santa Catarina 2019, com a missa. Ao final será dada a bênção com a relíquia, um pedacinho do osso, da Santa de Alexandria, que está na Paróquia desde 1959 e se encontra exposto para veneração.

A identidade visual escolhida para toda a divulgação digital e impressa mostra a imagem de Santa Catarina repartida em 11 partes, recordando a singularidade de cada um das comunidades, dentro da unidade do trabalho pastoral e de evangelização de toda a Paróquia Santa Catarina.