24/09/2019

Igreja celebra neste domingo o Dia Mundial do Migrante

Igreja celebra neste domingo o Dia Mundial do Migrante

No próximo domingo, 29, celebra-se o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Por ocasião da data, o Papa Francisco fez um convite aos fiéis reunidos na Praça São Pedro para a oração do Ângelus no último domingo, 22: “ [No Dia Mundial do Migrante e do Refugiado] celebrarei a Santa Missa aqui na Praça São Pedro. Eu os convido a participar desta celebração para expressar também com a oração a nossa proximidade aos migrantes e refugiados do mundo inteiro”.

A Missa será realizada às 10h30 no horário de Roma, e às 05h30 no horário de Brasília. Ao final da missa, durante a saudação aos fiéis com o papamóvel, o Santo Padre inaugurará um monumento ao migrante. Depois, rezará a oração do Angelus. Celebrado inicialmente no terceiro domingo de janeiro, o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado foi transferido pelo Papa Francisco para o segundo domingo de setembro e, a pedido de várias Conferências Episcopais, para o último domingo deste mês.

O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado chega assim à sua 105ª edição, com o tema “Não se trata apenas de migrantes”. Na mensagem divulgada para este Dia, o Papa escreve: “Não está em jogo apenas a causa dos migrantes; não é só deles que se trata, mas de todos nós, do presente e do futuro da família humana”.

No texto, o Santo Padre prossegue: “Os migrantes, especialmente os mais vulneráveis, ajudam-nos a ler os ‘sinais dos tempos’. Através deles, o Senhor chama-nos a uma conversão, a libertar-nos dos exclusivismos, da indiferença e da cultura do descarte. Através deles, o Senhor convida-nos a reapropriarmo-nos da nossa vida cristã na sua totalidade e contribuir, cada qual segundo a própria vocação, para a construção dum mundo cada vez mais condizente com o projeto de Deus”.

Com informações Canção Nova Notícias