27/09/2021

Missionários em Moçambique, padre Camilo e Maria Bernardete enviam mensagem à Diocese de Caxias do Sul

Padre do clero diocesano e leiga de Garibaldi receberam o envio em 05 de setembro e embarcaram no dia 15 para integrar a equipe missionária do Regional Sul 3 em Nampula ...

No domingo, 26 de setembro, a missionária leiga Maria Bernardete Acadroli, que está em Moçambique e integra a equipe do Regional Sul 3, juntamente com o padre Camilo Pauletti, também da Diocese de Caxias do Sul, enviou uma mensagem ao povo da Diocese, manifestando a acolhida do povo da arquidiocese de Nampula. Eles receberam o envio no dia 05 de setembro, em Caravaggio, e embarcaram no dia 15. Também estão em missão o padre Luiz Weber, da Diocese de Santo Ângelo e pela jovem leiga Maria Isabel Tromm, da Diocese de Joinville,

"Boa tarde povo amado da Diocese de Caxias do Sul. Hoje fazem 08 dias que estamos na casa da missão em Moma. Foi tempo de conhecimento, escuta, percepção e aprendizado, sim, é pouco tempo, poderei mudar opiniões. Mas, estou muito feliz e contente por estar aqui, agradeço a Deus por me dar a oportunidade de estar aqui, o povo é maravilhoso mesmo com todas dificuldades e restrições vivem com alegria e com sorriso encantador, contagiante. Deixa a gente tão leve, tão desligado das coisas terrenas, que não tem mais sentido se preocupar com coisas materiais pois se tornaram supérfluas (luxuosas). Hoje, padre Camilo celebrou duas missas: às 06h na Santa Luzia e às 08h na Santa Maria. Foi maravilhoso participar pela primeira vez de celebrações com o povo moçambicano e na língua macua. Aqui as celebrações são envolventes, animadas e também um pouco diferente das do Brasil. Pela primeira vez (desde que me conheço como gente), ouvi Evangelho sentada. Mas meditando sobre isso, entendo que o que importa é o que você leva e guarda no coração, não a forma de como você faz para guardar.  Enviarei algumas fotos, tirem vossas conclusões e por favor, comentem. Até se for para descordar do que falei. Gratidão. Agradecemos as orações e contamos sempre com elas. Deus abençoe tod@s vcs.
VIVAM LEVE,  ESVAZIEM A MALA DAS ROUPAS VELHAS, CARREGUE SOMENTE O AMOR, VEJA EM CADA IRM@ O ROSTO DE JESUS. ASSIM VIVERÃO  MAIS E MELHOR…Vivammm a vidaaa, ela é linda, basta saber viver."

São 27 anos de história e mais de 65 missionários enviados no projeto de parceria entre a Igreja Católica do Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Nampula, no norte de Moçambique. No local, a equipe missionária tem como principal preocupação manter um olhar voltado para a realidade da população local a fim de atender suas necessidades mais básicas. Desde 1994, a atuação das equipes missionárias priorizou as áreas da saúde, educação, promoção da mulher e direitos humanos, aliadas ao atendimento religioso e pastoral.

Atualmente, a missão é responsável pelo acompanhamento a duas paróquias que somam cerca de 150 comunidades e mantém dois projetos sociais na área de educação: uma Biblioteca Comunitária que recebe por dia em torno de 50 alunos e o projeto de alfabetização e reforço escolar Murima Wa Mwana (Coração de Criança), que acompanha cerca de 120 crianças e adolescentes para o reforço escolar e mais 50 mulheres na alfabetização.

Outro projeto importante desenvolvido pela equipe é o Lar Vocacional, que atualmente acolhe 9 meninos no processo de formação e discernimento vocacional. As paróquias de São Miguel Arcanjo de Micane e São Paulo Apóstolo de Larde, através do Lar, já contam com mais de 20 seminaristas nas diferentes etapas de formação e congregações.