16/04/2021

\"Nosso papel como bispo emérito é rezar pelos bispos que estão agora à frente de nossa Igreja\", comenta dom Alessandro Ruffinoni que participa da 58ª AG

Bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul acompanha as atividades do encontro dos bispos e também celebra no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha ...

Atualmente no Brasil são 166 bispos eméritos. Deste total, 15 estão no Rio Grande do Sul. Dom Alessandro Ruffinoni é um deles. Tornou-se emérito no dia 08 de setembro de 2019 e explica que logo voltou ao Paraguai para trabalhar com os padres scalabrinianos, sua congregação de origem. “Tive dificuldades de adaptação com o clima e depois de um ano retornei à Diocese de Caxias do Sul, onde hoje atendo o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha”, comenta.

Emérito da diocese da Serra Gaúcha, ele participa da 58ª Assembleia Geral da CNBB, que em 2021 é realizada totalmente de forma remota, em virtude da pandemia e aponta que na AG, apesar de os eméritos não terem direito a voto, têm espaço de fala e reflexão nas discussões dos temas. “O nosso papel como bispo emérito é aproveitar também este tempo para rezar pelos bispos que estão agora à frente de nossa Igreja, para que tenham sempre saúde e sabedoria. Além disso, na Assembleia é que ficamos por dentro dos assuntos mais importantes da Igreja no Brasil”, ressalta Dom Ruffinoni.