17/09/2020

Papa afirma que é preciso reencontrar o silêncio e contemplar a criação

O Papa Francisco voltou a falar sobre a importância de contemplar a Criação, em um tweet publicado na manhã desta quinta-feira, 17.   “Hoje, a natureza que nos rodeia já não &e...

Papa afirma que é preciso reencontrar o silêncio e contemplar a criação

“Hoje, a natureza que nos rodeia já não é mais admirada, mas ‘devorada’. É preciso voltar a contemplar; para não nos distrairmos com mil coisas inúteis, é preciso reencontrar o silêncio; para que o coração não adoeça, é preciso parar”, afirmou o Pontífice.

A mensagem está inserida no contexto do "Tempo da Criação",  uma iniciativa ecumênica mundial que conta com o apoio da Santa Sé e da Repam. Durante cinco semanas, entre 1º de setembro – Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e 4 de outubro – Dia de São Francisco de Assis, todos são convidados a refletir sobre os cuidados e a valorização da Casa Comum.

Na Catequese desta quarta-feira, 16, o Papa destacou que a contemplação “cura a alma” e é o melhor antídoto contra este uso impróprio da Criação.

Segundo o Pontífice, quando não se aprende a admirar e apreciar o que é belo, não surpreende que tudo se transforme em objeto de uso e abuso sem escrúpulos. Porém, a Casa comum, a criação, não é um mero ‘recurso’. “As criaturas têm um valor em si e ‘refletem, cada uma à sua maneira, um raio da infinita sabedoria e bondade de Deus’. Este valor e este raio de luz divina devem ser descobertos e, para os descobrirmos, precisamos de silêncio, escuta e contemplação. A contemplação cura a alma”.