25/09/2019

Papa presidirá momento de oração pelo início do mês missionário

Por ocasião do início do ...

Papa presidirá momento de oração pelo início do mês missionário

Por ocasião do início do Mês Missionário Extraordinário na próximo dia 1º de outubro, o Papa Francisco presidirá a oração litúrgica das Vésperas. A data coincide com a memória de Santa Teresa do Menino Jesus, padroeira das missões. O momento de oração será na Basílica Vaticana às 18h (hora local, 13h em Brasília), informou a sala de imprensa da Santa Sé nesta quarta-feira, 25.

No Brasil, já é costume dedicar o mês de outubro às missões, mas em 2019 a temática será celebrada por católicos em todo o mundo, a partir de iniciativa do Papa Francisco. Em outubro de 2017, o Pontífice proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário. O anúncio foi dado em uma carta divulgada por ocasião do centenário da promulgação da carta apostólica “Maximum illud”, sobre a atividade desenvolvida pelos missionários no mundo. O centenário do documento, escrito pelo Papa Bento XV, será no dia 30 de novembro de 2019.

Na época, Francisco explicou que a proposta do mês é despertar em maior medida a consciência da missão ad gentes, bem como retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.

“Que o Mês Missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração – alma de toda a missão –, o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas, de modo que se desperte e jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário”, afirma Papa Francisco na carta.

O tema do Mês Missionário Extraordinário é “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. No Brasil, o lançamento oficial da campanha será no dia 1º de outubro com uma celebração no Santuário Nacional de Aparecida.