10/06/2021

Paróquias da Diocese de Caxias do Sul celebram o Sagrado Coração de Jesus

Quatro paróquias são dedicadas a esta devoção, sempre celebrada no mês de junho e vivenciada a cada mês, na priemira sexta-feira ...

Paróquias da Diocese de Caxias do Sul celebram o Sagrado Coração de Jesus

No mês de junho, além de celebrar os santos populares, como Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo e São Luís Gonzaga, nesta sexta-feira, dia 11, a Igreja faz a memória festiva do Sagrado Coração de Jesus. A solenidade foi instituída em 1856 pelo Papa Pio IX, duzentos anos após as aparições de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque, e é festejada, todos os anos, na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi. No dia seguinte, sábado, a memória é dedicada ao Imaculado Coração de Maria.

Em nossa Diocese de Caxias do Sul, quatro paróquias são dedicadas a esta devoção, sempre celebrada no mês de junho. Mensalmente, grande parte das paróquias realiza a adoração ao Santíssimo Sacramento e celebra a Santa Missa, na primeira sexta-feira de cada mês, em honra ao Sagrado Coração de Jesus, a partir do que o próprio Cristo pdisse a Santa Margarida Maria de Alacoque, em suas 12 promessas.

Localizada no bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus tem 61 anos de história e irá celebrar a festa do padroeiro de um jeito diferente, em virtude da pandemia da Covid-19. Nesta sexta-feira, 11 de junho, às 19h, será celebrada a Missa na igreja matriz, com a apresentação dos casais festeiros responsáveis pelas comemorações que serão realizadas no mês de julho, com o tríduo e o almoço festivo, no formato drive thru. A Eucaristia terá transmissão ao vivo pelo Facebook (ParóquiaSCJCruzeiro). Já em Farroupilha, a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, igreja matriz a ele dedicada, será na sexta-feira, 11 de junho, com Missas às 12h e 18h30min.

Ainda em Caxias do Sul, a Catedral Diocesana Santa Teresa D'Ávila também irá celebrar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. No domingo, 13 de junho, a partir das 15h, haverá exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento e às 17h haverá a consagração de um grupo de 20 novos membros do Apostolado da Oração, que conclui com a Missa solene às 17h30min. Na cidade de Antônio Prado, também dedicada ao Coração de Jesus, os festejos terão sua culminância no domingo, dia 13. Desde o dia 04 de junho está acontecendo a novena ao Padroeiro, sempre com Missas às 16h e19h, refletindo sobre o Pai Nosso. No Dia Festivo, às 10h será celebrada a Missa na Gruta Natural, seguida da retirada do kit almoço festivo no Salão Paroquial.

Por fim, na cidade de Nova Bassano, a festa do Sagrado Coração de Jesus também será no domingo, dia 13. A programação será somente religiosa, neste ano, com Missas às 09h e 18h30min, na Igreja Matriz.

O que é o Apostolado da Oração

Duzentos anos depois das aparições à Santa Margarida, a devoção ao Coração de Jesus foi confiada ao Apostolado de Oração, quando o Papa Pio IX aprovou o movimento, em 1849. Ele tem  o objetivo de sustentar a missão da Igreja com a oração, oferecendo a vida todo dia, avaliando o coração todo dia, rezando pelas intenções de oração do Papa, divulgadas hoje em dia em formato de vídeo, a cada mês. As Paróquias têm sua organização e a cada ano novos membros fazem a sua consagração ao Coração de Jesus.