DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
12/09/2019

Pastoral Juvenil no Mês da Bíblia: proposta de leitura orante e vídeos para reflexão

A Pastoral Juvenil está atenta aos meses temáticos propostos pela Igreja no Brasil. Em agosto com o Mês Vocacional e, agora em setembro, com o Mês da Bíblia. Algumas iniciativas têm sido propostas para promove...

Pastoral Juvenil no Mês da Bíblia: proposta de leitura orante e vídeos para reflexão

A Pastoral Juvenil está atenta aos meses temáticos propostos pela Igreja no Brasil. Em agosto com o Mês Vocacional e, agora em setembro, com o Mês da Bíblia. Algumas iniciativas têm sido propostas para promover a animação bíblica das juventudes espalhadas pelo país. O bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Nelson Francelino, escreveu artigo com propostas para o redescobrimento da leitura orante da Palavra. Também a equipe de comunicação da Pastoral Juvenil quis oferecer uma contribuição com uma série de vídeos.

 

\"\"

Dom Nelson Francelino | Foto: Pastoral Juvenil CNBB

 

Dom Nelson perguntou: “as expressões juvenis, desafiadas de várias maneiras pela cultura urbana, podem dinamizar e se enriquecer com essa proposta pastoral da Igreja nesse mês da Bíblia?” Em seguida, quis “propor aos jovens algo que possa levá-los a amar mais as Sagradas Escrituras, como uma salutar fonte de vida”.

 

O presidente da Comissão para a Juventude da CNBB propôs três atitudes fundamentais que devem ser cultivadas dentro de si ao se aproximar da Bíblia: a leitura lenta, atenta e amorosa.

 

– Lentamente: não somos acostumados a ler lentamente. Hoje temos quase uma voracidade compulsiva em ler muito. Há, poderíamos dizer, uma concentração artificial de ideias que não conseguimos digerir. É muito importante na oração evitar essa “fome de palavra”, ter mais cuidado na escolha do que lemos e ler mais lentamente, quase saboreando palavra por palavra, repartindo as palavras como se fossem uma fruta que queremos saborear e não apenas engolir;

– Atentamente: prestar atenção ao que se diz ou se lê. Para Santa Teresa, este é o segredo da verdadeira meditação. “É preciso –  diz ela – saber o que diz e para quem diz, para que seja verdadeira oração”. A mesma pedagogia se deve ser usada quando se quer compreender o que se estar lendo para poder penetrar no seu sentido. Três perguntas podem ser úteis aqui: “O que diz a Palavra?”,  “Para quem é dirigida?” e “O que diz para mim hoje?”. Essa releitura da Palavra é fundamental para, diante dela, não nos portarmos como espectadores ou visitantes de um museu, mas atualizá-la para a nossa vida;

– Amorosamente: ler com amor, como se a Palavra ou o texto fosse dirigido tão somente a nós. Essa personalização da Palavra é fundamental para que possamos ser “tocados” pelo espírito do autor que, quando escreveu, tinha uma finalidade: sermos alimentados pela Palavra ouvida e meditada. Quando se ler algo com amor, produz-se mais fruto dentro de nós.

 

Dom Nelson também propôs a leitura orante da Bíblia por meio dos quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação. Este deve ser um esforço diário como alimento para a alma:

“Assim como você alimenta o corpo todos os dias, deve também alimentar diariamente o seu projeto de vida com a Palavra de Deus. Reze com ela e nela, descubra as maravilhas que Deus deseja lhe confiar! Entre na sintonia com a Igreja do Brasil nesse mês de setembro e faça as suas descobertas, a ponto de afirmar com convicção: ‘Tua Palavra é lâmpada para os meus Senhor…’”.

 

\"\"

Foto: Pastoral Juvenil CNBB

 

Série de vídeos

A equipe de comunicação da Pastoral Juvenil quis oferecer uma contribuição às reflexões do Mês da Bíblia com base na primeira carta de São João, escolhida pela CNBB neste ano. Os jovens tomaram um trecho do capítulo 2 do livro como inspiração para uma série de vídeos: “Jovens eu vos escrevi, porque sois forte e a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o maligno”.

Nesta terça-feira, 10 de setembro, foi divulgado o segundo vídeo da série, como o título “Sim, somos fortes!”. Os vídeos são divulgados às terças-feiras, no horário de 19h, no Youtube e no IGTV, a plataforma de vídeo do Instagram.

A série está programada da seguinte maneira:

 

Confira a programação da série:
1º Vídeo | 03.09 às 19h – “A nós, todos os jovens!”
2º Vídeo | 10.09 às 19h – “Sim, somos fortes!”
3º Vídeo | 17.09 às 19h – “Sempre perto…”
4º Vídeo | 24.09 às 19h – “Vencemos!”

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias