23/09/2021

Programação intensa irá marcar a Semana da Vida e o Dia do Nascituro na Diocese de Caxias do Sul

Atividades iniciam no dia 1º de outubro e seguem até o dia 10; serão realizadas palestras e celebrações com entrada franca e campanha de doação de fraldas infantis

A Pastoral Familiar da Diocese de Caxias do Sul está preparando uma programação intensa para celebrar a Semana da Vida e o Dia do Nascituro em âmbito local. Em comunhão com a Pastoral Familiar e a Comissão Episcopal para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as atividades iniciam no dia 1º de outubro, com a Missa de abertura, às 19h, na Catedral Diocesana Santa Teresa D'Ávila, presidida pelo bispo, dom José Gislon. Na ocasião também será lançada a campanha que visa incentivar a doação de sangue. A programação segue até o dia 10, com diversas palestras (confira a programação abaixo).

Neste ano, a CNBB propõe como tema: "Família, santuário da vida". Por isso, as palestras são voltadas aos temas de valorização da vida e da família, bem como haverá espaço para as crianças com deficiência. Toda a programação terá entrada franca e a equipe da Pastoral Familiar irá realizar uma ação de doação de fraldas infantis, que serão entregues à Casa da Misericórdia São José, mantida pela Sociedade São Vicente de Paulo (Savipa). No dia 08 de outubro é celebrado o Dia do Nascituro.

Todas as palestras poderão contar com a participação do público de forma presencial, de acordo com os protocolos de prevenção à Covid-19 e também pelas redes sociais (Facebook e YouTube) da Diocese de Caxias do Sul, com transmissões ao vivo.

Programação da Semana da Vida e o Dia do Nascituro

1º de outubro | Sexta-feira

19h - Missa de Abertura Dom José Gislon | Pe. Tadeu Antônio Libardi
20h - Palestra: Matrimônio - santuário da vida! (Adriano Gonçalves e Letícia Cavalli)
Local: Catedral Diocesana

02 de outubro | Sábado
20h - Palestra: Gestação - graça de Deus e abertura a vida! (Marcio e Jerusa Slomp)

03 de outubro | Domingo
20h - Palestra: Nasce um bebê, nasce um pai e uma mãe! (Dr. Caetano Fenner de Oliveira)

04 de outubro | Segunda-feira
20h - Palestra: Paternidade e maternidade: dom de si. (Dr. Franco Scariot e Cibeli Travia Scariot)

05 de outubro | Terça-feira
20h - Palestra: Conhecer Deus é também sofrê-lo: o silêncio e a dor em Deus nas situações de Cuidados Paliativos no contexto de luto pela perda de um bebê, respostas de suporte em comunidade. (Ana Paula Reis da Costa)

06 de outubro | Quarta-feira
20h - Palestra: Adoção - ato de amor. (Rodrigo Bettoni e Raquel Slomp Bettoni)

07 de outubro | Quinta-feira
20h - Bioética da vida e vulnerabilidades mãe e bebê! (Pe. Diego Bettoni e Dra. Caroline Cristofari Emer)

08 de outubro | Sexta-feira
20h - Saúde da mulher e do bebê! (Dra Gabriela Grigol Martínez e Dra. Maria do Carmo Mattana)

10 de outubro | Domingo
10h - Missa de encerramento com bênção para crianças e benção da saúde para crianças com deficiência.
Local: Igreja São Pelegrino