01/09/2021

Quarta edição do projeto Hospedagem Solidária, da Diocese de Caxias do Sul, encerra neste sábado

Acolhimento de mais de 400 homens em situação de rua iniciou em 19 de maio, no Salão Paroquial do bairro de Lourdes   ...

Uma Missa em ação de graças pelo trabalho desenvolvido pelos mais de 115 voluntários e pelos 106 Médicos do Mundo, irá marcar o encerramento da quarta edição do projeto Hospedagem Solidária. A celebração está marcada para às 08h, do sábado, 04 de setembro, na igreja matriz Nossa Senhora de Lourdes, e será presidida pelo bispo diocesano, dom José Gislon.

Organizado pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, o serviço de acolhimento iniciou em 19 de maio e atendeu 410 homens em situação de rua, no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias. O número de vagas que era de 35 pessoas a cada noite, inicialmente, passou para 85, com as intensas ondas de frio dos meses de julho e agosto.

O projeto aconteceu de segunda-feira a domingo, ininterruptamente, e contou com a ajuda de 115 voluntários de diversos grupos e movimentos da Igreja Católica e da sociedade, além do apoio da Fundação de Assistência Social (FAS) e da Guarda Municipal de Caxias do Sul. Os 106 “Médicos do Mundo”, que são voluntários da área da saúde, realizaram 3.250 atendimentos, mesmo número de jantares e café da manhã servidos. A última noite do projeto será na sexta-feira, dia 03.

A Missa também será o momento de agradecer a todos os voluntários, à comunidade de Lourdes e também às milhares de pessoas, entidades e empresas que realizaram doações ao projeto. “Nós agradecemos imensamente a todas as pessoas que nos ajudaram com suas doações, que nos ajudaram com a sua presença em meio a esse contexto de pandemia. Nossa gratidão, como Igreja, às paróquias, aos nossos padres e ao bispo. O espaço, o olhar para o outro se fez presente na Hospedagem Solidária deste ano”, salienta a coordenadora da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, Tere Mandelli.

A comunidade poderá acompanhar a celebração de forma presencial, na igreja de Lourdes, seguindo todos os protocolos sanitários, com o uso obrigatório de máscara, ou também pelo Facebook da Paróquia de Lourdes e da Diocese de Caxias do Sul.

Um pouco sobre a história da Hospedagem Solidária

O projeto nasceu a partir do trabalho já realizado pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, na distribuição de comida nas ruas semanalmente, à noite. A primeira edição foi realizada em 2018, na Paróquia São Leonardo Murialdo, no centro e em 2019 e 2020, a acolhida aconteceu no Salão Paroquial do bairro Sagrada Família e neste ano, o trabalho passa a ser em Lourdes.

A terceira edição da Hospedagem Solidária, em 2020, encerrou totalizando 120 pessoas atendidas por 100 voluntários. Foram servidos 1.652 jantares e cafés da manhã. Já em 2019, ao todo, 360 voluntários colaboraram diariamente na preparação das 12.894 refeições e organização dos 1.860 banhos.