02/12/2021

Saiba como participar da fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023 na Diocese de Caxias do Sul

Diocese de Caxias espera receber totalidade das respostas da escuta local até o dia 15 de dezembro; também será possível participar de forma virtual ou ainda preenchendo o questionário físico

A Diocese de Caxias do Sul, por meio da Coordenação de Pastoral e do Conselho de Leigos e Leigas, está promovendo e dinamizando a fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco. O Pontífice, ao lançar este que será o maior acontecimento da vida da Igreja após o Concílio Vaticano II, desafiou as dioceses de todo o mundo a ouvirem a voz de todo o povo de Deus, dos padres, dos leigos, dos religiosos, das religiosas, das demais lideranças das paróquias e comunidades e também da sociedade civil.

Iniciado pelo Papa Francisco em Roma, no domingo, 10 de outubro, o Sínodo se estende até outubro de 2023 e irá tratar sobre a “sinodalidade” eclesial. A palavra vem do grego e, em tradução simples, é traduzida como “caminhar juntos”. Portanto, a Igreja irá discutir sobre três palavras-chave: participação, comunhão e missão, a partir do tema: “Por uma Igreja sinodal”. O material impresso produzido pela Diocese de Caxias está nas  Regiões de Pastoral para os encontros presenciais; também será possível participar de forma virtual ou ainda preenchendo o questionário físico. Logo abaixo, clicando no link, será possível acessar os documentos e o questionário para a escuta local e na galeria é possível ter acesso às páginas do impresso em formato de imagem.

Fase Diocesana do Sínodo 2021-2023

Realizada a abertura e o envio da equipe responsável em dinamizar o Sínodo nas Regiões de Pastoral, que englobam as 73 paróquias e quase mil comunidades da Diocese, em 17 de outubro, iniciou o processo de formação e instrução para a equipe.

Durante o mês de novembro e até o dia 15 de dezembro, nas paróquias e comunidades, serão realizados encontros para conversar sobre o Sínodo. A partir do impresso, por meio de três QR Codes os fiéis serão convidados a estudarem a temática e contribuírem com o processo sinodal a partir das perguntas: “Como é que este ‘caminho em conjunto’ está acontecendo na nossa Igreja local? Que passos é que o Espírito [Santo] nos convida a dar para crescermos no nosso ‘caminhar juntos’?”.

Ao longo dos meses iniciais de 2022, a equipe diocesana fará as sínteses que serão enviadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que irá compilar o trabalho das dioceses brasileiras e fará o posterior encaminhamento à Conferência Episcopal Latino-americana e Caribenha (Celam) que, por fim, enviará o documento a Roma, com a finalidade de dar subsídios para o documento de trabalho dos bispos que estarão lá, em 2023. A previsão da conclusão da fase diocesana e do envio da síntese local é o dia 25 de março de 2022, solenidade da Anunciação do Senhor.

ACESSE OS MATERIAIS DO SÍNODO

> Documento Preparatório >>>>>> https://bit.ly/DocumentoPreparatoriodoSinodo

> Vademecum do Sínodo >>>>>> https://bit.ly/VademecumdoSinodo

> Questionário da Fase Diocesana >>>>>> https://bit.ly/QuestionarioDioceseCaxiasSinodo