12/06/2021

Santo Antônio é celebrado nas paróquias da Diocese de Caxias do Sul

Sete paróquias são dedicadas a este santo popular, celebrada no dia 13 de junho e vivenciada em todo o mundo   ...

Santo Antônio é celebrado nas paróquias da Diocese de Caxias do Sul

No mês de junho, a Igreja celebra uma devoção das mais populares: no dia 13, a memória litúrgica de Santo Antônio de Pádua, presbítero e doutor da Igreja. Ele, que nasceu com o nome de Fernando, já sacerdote dominicano, tornou-se frade franciscano e faleceu em 13 de junho de 1231 e foi canonizado em 30 de maio do ano seguinte, na Solenidade de Pentecostes.

Em nossa Diocese de Caxias do Sul, sete paróquias são dedicadas a Santo Antônio. Mensalmente, grande parte das comunidades realiza missas votivas com a bênção dos tradicionais pãezinhos. Localizado em Bento Gonçalves, o Santuário Diocesano Santo Antônio irá celebrar, neste domingo, 13 de junho, a 143ª edição dos festejos ao Padroeiro do município, a mais antiga da Imigração Italiana na Serra Gaúcha. Ao todo, serão cinco Missas, todas no interior do Santuário Santo Antônio, seguindo todos os protocolos sanitários. As celebrações serão às 07h, 08h30min, 10h, 15h e 18h, todas com transmissão ao vivo pelas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram) da Paróquia Santo Antônio. Também será realizada uma carreata com a imagem pelas ruas da cidade e o almoço no formato drive thru. O Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul irão transmitir a Missa das 18h, que será presidida pelo bispo diocesano, dom José Gislon.

Em Caxias do Sul, no bairro Cinquentenário, às 10h, haverá Missa festiva em honra a Santo Antônio, seguida de almoço drive thru. Já na paróquia de Forqueta, um tríduo iniciou na noite de 10 de junho e terá sua culminância no domingo, às 09h, na Igreja Matriz e a partir das 11h30min, retirada do kit de alimentos para confraternizar em casa. Em Nova Pádua, a Paróquia Santo Antônio irá celebrar a Eucaristia às 10h e também irá confraternizar no estilo pague e leve.

No Vicariato de Nova Prata, em Fagundes Varela, a Paróquia Santo Antônio irá celebrar a Missa festiva às 09h30min, com a tradicional bênção dos pãezinhos. Além disso, em todas as quartas-feiras até o mês de agosto, haverá Missas na Igreja Matriz, reunindo as comunidades e entidades da cidade. Os festejos serão concluídos no dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Em Vila Flores, os frades capuchinhos irão celebrar a Missa de Santo Antônio às 09h.

Já em Nova Prata, sede do Vicariato, a Paróquia Santo Antônio do Rio Branco teve Missa festiva às 09h30min, seguida de procissão motorizada. Ao retornar para a igreja, foram abençoados os veículos, os fiéis e o pão que as famílias levaram de suas casas. No final da manhã, o almoço também realizado no formato drive thru, movimentou a comunidade local. Além destas, em que o Santo Paduano é patrono, grande parte das paróquias da Diocese de Caxias do Sul irão celebrar a devoção com a bênção dos pãezinhos.