26/04/2021

Santuário de Caravaggio prepara 142ª edição da romaria exclusivamente em formato virtual

Pelo segundo ano consecutivo, em virtude da pandemia da Covid-19, a romaria ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, será exclusivamente virtual. A 142ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que traz como lema “Ó Maria, Mãe de Caravaggio, ajudai-nos a estar a serviço da vida como compromisso de amor”, será marcada por ações realizada pelos canais de comunicação do Santuário e da Diocese de Caxias do Sul.

A grave situação que a sociedade enfrenta, em virtude do avanço do coronavírus, impede que qualquer atividade presencial seja programada para o mês de maio, quando se celebra a data votiva de Nossa Senhora de Caravaggio. O cartaz da festa de 2021 traz ainda o selo ‘Vida que cuida da vida: rogai por nós’, lembrando também sobre a responsabilidade que cada um de nós tem sobre a vida do próximo, especialmente em um momento de pandemia em que cada ato de cuidado reflete diretamente na saúde de quem nos cerca.

Os preparativos para a 142ª festa em honra à Padroeira da Diocese de Caxias do Sul iniciaram no dia 21 de março, com a novena dominical. Isso porque até o dia 26 de maio, a missa das 11h celebrada aos domingos terá também o caráter preparatório em honra à Romaria. “O momento é de reflexão, de dor, de compaixão ao próximo. Não queremos lembrar somente a morte, mas reafirmar a esperança de dias melhores e mais prósperos. Se nos anos anteriores os devotos rumavam ao Santuário carregando fé e devoção, pedimos que sigam nutrindo estes sentimentos, mas que evitem vir ao Santuário para que permaneçam em segurança”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

Em 2020, a romaria virtual atingiu recordes de audiência e engajamento em todas as plataformas digitais do Santuário. Se poucos moradores da comunidade do entorno se dirigiram ao Santuário fisicamente no dia 26 de maio, por outro lado, mais de 1 milhão de internautas acompanharam os conteúdos publicados no Facebook, Instagram e YouTube. Para esta edição, a ideia é transmitir as missas e também exibir materiais com a mesma qualidade e profundidade, para que os devotos tenham acesso às celebrações e aos momentos reflexivos. Além dos mais diferentes Estados brasileiros, a última edição teve audiência em países como Portugal, Itália, Angola, Estados Unidos, Paraguai e Argentina.

Primeira edição da Pré-romaria Virtual ocorrerá em maio

O Santuário de Caravaggio convida os fiéis para a primeira Pré-Romaria Virtual, que acontecerá no dia 23 de maio, domingo, com missa celebrada às 11h. O evento acontecerá de forma online para incentivar as medidas de distanciamento social e desencorajar aglomerações, mas mantém o espírito de união, de esperança e de valorização dos mais diferentes públicos, ao lembrar que Nossa Senhora de Caravaggio roga por todos, especialmente em um cenário tão difícil. As pré-romarias fazem parte da programação da 142ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que também ocorrerá online.

No ano passado, por conta da pandemia, as pré-romarias foram canceladas, quebrando uma tradição de décadas. “Nesse momento, devemos nos unir à distância, zelando pela vida e orando para que a esperança se mantenha firme nos corações de todos os irmãos. Com amor e respeito por nós mesmos e pelo próximo, superaremos esse momento juntos” afirma padre Gilnei Fronza, reitor do Santuário.

Os diferentes grupos que participam anualmente da pré-romaria são convidados a interagir por meio das redes sociais, postando vídeos com a hashtag #caravaggio2021. Os vídeos também podem ser enviados para o email [email protected]. O Santuário dispõe páginas de eventos no Facebook destinadas a cada grupo, como os cavalarianos, os jovens, jipeiros, caminhoneiros, corredores, motociclistas, ciclistas, crianças, proprietários de carros antigos e também de motor home. A missa das 11h abençoará todos esses grupos.