06/12/2021

Seminaristas da Diocese de Caxias do Sul concluem atividades acadêmicas de 2021

Celebrações, no Seminário Maior São José, em Caxias e no Seminário São João Batista, em Viamão, marcaram o encerramento das atividades do ano; jovens seguem nos próximos dias para os estágios de férias em paróquias da Diocese

Seminaristas da Diocese de Caxias do Sul concluem atividades acadêmicas de 2021

O primeiro final de semana do mês de dezembro marcou o encerramento das atividades acadêmicas para os seminaristas da Diocese de Caxias do Sul. Na sexta-feira, 03 de dezembro, foi celebrada a Missa de conclusão do ano no Seminário Maior São José, com os jovens que realizaram o Curso Propedêutico e a Filosofia ao longo de 2021. No domingo, 05 de dezembro, uma celebração com os amigos e colaboradores do Seminário também deu a sequência nas comemorações.

A Casa acolheu, neste ano, cinco seminaristas da Diocese de Caxias do Sul para o Propedêutico e dois jovens da Diocese de Montenegro, além de um seminarista na etapa do Discipulado, com os estudos filosóficos. A coordenação do Seminário São José ficou a cargo dos padres Marciano Guerra, que é reitor, coordenador da Pastoral Vocacional e assessor do Setor Juventude da Diocese, e Gustavo Predebon, assistente do Propedêutico.

Em Viamão, o encontro de pais marcou o encerramento do ano no Seminário São João Batista, onde residem os seminaristas da Diocese de Montenegro e também nossos jovens da etapa da Configuração, isto é, dos estudos teológicos. São quatro seminaristas da Diocese de Caxias do Sul até então orientados pelos padres Eduardo Haas e Ludinei Vian. O chanceler do bispado e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, padre Eleandro Teles, é o referencial diocesano para acompanhar os jovens da Teologia.

Após a conclusão das aulas junto à Universidade de Caxias do Sul e à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, os jovens seguem nos próximos dias para os estágios de férias em paróquias da Diocese.