Setor Juventude
22/09/2021

Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul lança a 5ª edição da JTchêJ

Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul lança a 5ª edição da JTchêJ

O logo e o lema da Jornada Diocesana da Juventude 2021 serão apresentados neste domingo, 26 de agosto, durante a missa das 18h, na Igreja Matriz de São Marcos. Momento será transmitido pelas redes sociais da ComMissão Jovem.

A juventude católica da Diocese de Caxias do Sul realiza neste domingo, 26 de setembro, um momento especial junto à comunidade de São Marcos: o lançamento da 5ª JTchêJ, isto é a Jornada Diocesana da Juventude. Durante a missa das 18h, celebrada na Igreja Matriz, será apresentada a identidade visual do evento, programado para o dia 20 de novembro, na cidade de São Marcos.

Na celebração, também serão apresentadas a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora, que são os símbolos da Jornada da Juventude. A missa será transmitida pelo canal do Youtube e Facebook da ComMissão Jovem (@commissão), bem como pela página da Paróquia de São Marcos. Neste ano, o encontro da juventude católica irá seguir o lema que foi escolhido pelo Papa Francisco: "Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!" (cf. At 26,16).

Realizada desde 2016, esta será a primeira vez que a JTchêJ ocorre em uma região Pastoral fora de Caxias do Sul. Na última edição presencial, em 2019, a Jornada Diocesana da Juventude se tornou itinerante, ou seja, com o intuito de ser realizada em diferentes municípios abrangidos pela Diocese de Caxias do Sul, a fim de contemplar e mobilizar as comunidades de todas as paróquias. No ano passado, contudo, a pandemia de Covid-19 fez com que a programação migrasse, em sua totalidade, para o ambiente virtual.

Neste ano, com o avanço da vacinação, a perspectiva é de que as atividades possam ser realizadas em formato híbrido, ou seja, voltem a ocorrer presencialmente - seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus - ao mesmo tempo em que são transmitidas pelas plataformas digitais.

A JTchêJ é realizada anualmente e busca integrar os jovens católicos em um momento de celebração, partilha, formação e vivência da fé em Cristo. O evento conta com a animação de bandas formadas por jovens, catequeses e missa de envio.

Equipes constituídas por representantes de diversos grupos de jovens, movimentos e pastorais já estão mobilizadas, preparando a programação deste ano que será divulgada nas próximas semanas, por meio das redes socias da ComMissão Jovem (@commissão).

Para o assessor diocesano do Setor Juventude, padre Marciano Guerra "É um novo tempo, e a juventude, por sua vez, revela a novidade da missão da Igreja. Por isso, de acordo com o lema que nos indica o Papa Francisco, somos testemunhas deste tempo difícil da pandemia, mas também testemunhas da vida e do quanto ser jovem na Igreja transforma as famílias e comunidades. Por ser um novo tempo, vamos caminhando sempre atentos aos protocolos sanitários para podermos vencer de uma vez por todas a pandemia. Assim, ao longo das próximas semanas também vamos informando sobre a organização prática deste importante momento da nossa juventude católica"

História das JTchêJ's

A realização da Jornada que já é tradicional na Diocese, iniciou em 2016, onde os jovens se reuniram no Colégio São José, para um momento de oração e celebração, além de acompanhar a transmissão da missa de envio realizada pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude na Polônia, na madrugada de 31 de julho. De lá para cá, a JTchêJ ganhou mais visibilidade, se tornando um evento esperado pelos jovens católicos, sendo realizada em 2018, na comunidade do bairro Santa Lúcia e em 2019, no ginásio do Seminário Nossa Senhora Aparecida, com a presença de mais de 700 jovens. Em 2020, em virtude da pandemia, o evento adotou o formato online, com momentos de formação, partilha e louvor, transmitidos pelas redes sociais do Setor Juventude, a ComMissão Jovem.

Com informações da equipe de comunicação do Setor Juventude e 5ª JTchêJ.