29/06/2022

Clero da Diocese de Caxias do Sul reflete sobre a sinodalidade e as Comunidades Eclesiais Missionárias

Realizado pelo departamento cultural da Associação São João Maria Vianney, do presbitério da Diocese, o curso é assessorado pelo padre Marcus Barbosa, da CNBB, que também falou aos leigos sobre o Sínodo e as Comunidades Eclesiais Missionárias

O clero da Diocese de Caxias do Sul está reunido, nesta terça e quarta-feira, 28 e 29 de junho, para o curso: “Comunhão, participação e missão: a sinodalidade como estilo de vida presbiteral junto às comunidades eclesiais missionárias”. A atividade, que acontece no Centro Diocesano de Formação Pastoral, em Caxias do Sul, é assessorada pelo padre Marcus Barbosa, que é subsecretário adjunto de pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

No primeiro dia, o assessor falou sobre o Sínodo dos Bispos 2021-2023, apresentando as motivações pelas quais a Igreja deve escutar-se a si mesma e escutar o Espírito Santo. Além disso, padre Marcus partilhou a partir da "Carta aos sacerdotes sobre o processo sinodal", publicada no último dia 19 de março pela Congregação para o Clero, da Santa Sé.

O segundo dia tem a temática voltada às Comunidades Eclesiais Missionárias, a partir de um olhar aprofundado sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019-2023. A atividade reúne padres do clero diocesano e religioso que atuam nas paróquias da Diocese de Caxias do Sul.

Na noite da terça-feira, dia 28 de junho, o assessor também realizou um momento de partilha sobre o Sínodo e as Comunidades Eclesiais Missionárias para os leigos e leigas. A atividade foi híbrida, com público presencial, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, e com transmissão pelas redes sociais da Diocese, onde dezenas de pessoas acompanharam. O vídeo do encontro, você pode conferir logo acima, no início da matéria.

Sobre a importância de aprofundar o olhar sobre a comunhão, a participação e a missão, sendo a sinodalidade um estilo de vida presbiteral junto às comunidades eclesiais missionárias, padre Marcus destaca. "Estamos vivendo um tempo bonito de melhor compreensão da nossa missão enquanto sacerdotes, porque precisamos ser ponte e mediação. Mas, ponte e mediação de quê? De comunhão, que é concretizada na sinodalidade. Todo esse processo nos ajuda a vivermos nossa vocação, não só a nós padres, mas a todo povo de Deus", salienta.

Membro do departamento cultural da Associação São João Maria Vianney, do clero diocesano, que promove o curso, o padre Darlan Silvestrin comenta a importância da formação permanente do clero. "Este ano, em comunhão com a caminhada que o Papa Francisco nos propõe, com o Sínodo, e a CNBB nos convoca, com as Comunidades Eclesiais Missionárias, achamos necessário refletir essas temáticas. Para que nós possamos aprofundar e vivenciar todo esse processo que a Igreja está vivendo e, de modo particular, junto com nossas lideranças, para que possamos crescer na escuta atenta aos sinais do Espírito Santo e dar respostas concretas aos desafios que a evangelização nos apresenta".