Campanha da Fraternidade
24/01/2023

Diocese de Caxias do Sul inicia levantamento de dados sobre os serviços de superação da fome nas paróquias

O objetivo da ação é compilar os números para ter um panorama do trabalho da Igreja Católica voltado ao socorro das pessoas e famílias que têm fome; levantamento será apresentado na abertura da Campanha da Fraternidade 2023

A Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul deu início nesta quarta-feira, 18 de janeiro, ao mapeamento da ação da Igreja Católica relacionada à arrecadação, coleta e distribuição de alimentos e cestas básicas nas 73 paróquias que compõem a Igreja Particular em 32 municípios da região. Em uma mensagem enviada aos padres e às paróquias junto do link para responder às questões, o coordenador, padre Leonardo Inácio Pereira salienta que a ação está em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema será: "Fraternidade e Fome".

O objetivo do mapeamento é compilar os números para ter um panorama do trabalho da Igreja Católica voltado ao socorro das pessoas e famílias que têm fome. O preenchimento deverá ser feito até o dia 05 de fevereiro e o levantamento será apresentado na abertura da Campanha da Fraternidade 2023, em 22 de fevereiro, durante coletiva de imprensa. Este será um espaço privilegiado, com a presença da imprensa da Serra Gaúcha, para divulgar, de forma oficial, dados da ação caritativa da Igreja, sobretudo no âmbito da alimentação.

Além dos números de toneladas de alimentos recebidas e doadas, do número de famílias mensalmente atendidas, o formulário eletrônico enviado às paróquias também busca saber se a Igreja, sobretudo nos municípios vizinhos a Caxias, mantém algum trabalho integrado ao poder público voltado à questão da segurança alimentar e distribuição de alimentos. O levantamento também busca levar em conta a existência de cadastros municipais das famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Fundação de Assistência Social (FAS), Secretaria de Assistência Social (SAS) e demais organismos assistenciais.

A Campanha da Fraternidade acontece na Igreja do Brasil desde1962, tendo seu ponto alto de reflexões e ações no período da Quaresma, que antecede a Páscoa. A CF 2023, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, incentiva as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus. O lema escolhido é “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Acesse os formulários preparados pela Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul

Paróquias das demais cidades da Diocese de Caxias do Sul: >> bit.ly/mapeamentoDiocesedeCaxias

Para o período que antecede o tempo da Quaresma, a Diocese de Caxias do Sul está preparando diversas ações, sendo uma delas o encontro de capacitação e formação para lideranças, leigos, leigas, religiosos e padres em preparação à Campanha da Fraternidade.