DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Setor Juventude
21/06/2022

Jovens da Diocese de Caxias do Sul participam do encontro nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil

A atividade foi realizada de 17 a 19 de junho, na Arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro, e teve como objetivo a construção do Plano Trienal de Evangelização da Juventude no Brasil

Jovens da Diocese de Caxias do Sul participam do encontro nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil

Integrantes do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul participaram, de 17 a 19 de junho, do Terceiro Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil do Brasil. A atividade ocorreu na Arquidiocese de Niterói, em Niterói (RJ), com o objetivo de refletir sobre as realidades dos grupos, movimentos e pastorais que atuam junto aos jovens no País e construir o Plano Trienal de Evangelização da Juventude (2022-2025).

O encontro voltou a ser realizado cinco anos após o último Revitalização, que ocorreu em Brasília (DF) em 2017, como uma importante retomada das ações da Comissão Episcopal Pastoral Para a Juventude (CEPJ) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Conforme a assessora adulta do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, Marina Cioato de Lima, que esteve no encontro, a ação é fundamental para buscar unidade no serviço de evangelização da juventude: “É uma forma de avaliarmos as linhas de ação que vinham sendo seguidas desde 2018 até agora, para melhorar o serviço de evangelização e pensar o que vamos fazer daqui para frente, ainda mais neste cenário pós-pandemia, com realidades tão diferentes, olhando principalmente para os locais mais desestruturados no Brasil. Mas acima de tudo, é um momento para sonharmos juntos pela evangelização da juventude católica no País”.

Junto à Marina, a assessora jovem do Setor, Liamara Garbin, também participou do encontro em nome dos mais de 140 grupos, movimentos e pastorais da Diocese de Caxias do Sul. Elas ainda integraram a equipe que representou o Rio Grande do Sul e que estava acompanhada pelo bispo referencial da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB, dom Darley José Kummer e pelo coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude do RS, padre Neilor Schuster.

O assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Marciano Guerra, destaca que o plano diocesano de evangelização dos jovens sempre buscou estar em unidade com a Igreja em outras instâncias: “O Setor Juventude da nossa Diocese sempre procurou estar presente nas instâncias de comunhão e pastoral em nível estadual e também nacional. Esse encontro de Revitalização é importante porque ele ajuda a criar as linhas de ação para os Setores Juventude, pra evangelização na Igreja do Brasil. Então queremos estar presentes no sentido de compartilharmos a nossa experiência ao mesmo tempo em que trazemos outros exemplos e novos caminhos para o nosso trabalho”.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias