Pastoral Familiar
27/06/2022

Missa na Catedral de Caxias do Sul encerra programação diocesana do X Encontro Mundial das Famílias

Celebração Eucarística aconteceu na noite do domingo, 26 de junho, em Caxias do Sul, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, e concelebrada por diversos sacerdotes

“Amor em família: vocação e caminho de santidade”, foi o tema que norteou o X Encontro Mundial das Famílias, convocado pelo Papa Francisco, com início na quarta-feira, 22 de junho e término no domingo, dia 26, em Roma. Na Diocese de Caxias do Sul, uma Missa, em ação de graças, encerrou a programação local preparada pela Pastoral Familiar para celebrar este belo e importante momento da Igreja.

A celebração Eucarística foi realizada Catedral Diocesana Santa Teresa D'Ávila, na noite do domingo, 26 de junho. A Missa foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada por diversos sacerdotes. A equipe da Pastoral Familiar na Diocese também esteve presente, bem como o assessor, padre Tadeu Antônio Libardi.

Em sua homilia, Dom Gislon destacou a importância da vivência da vocação familiar no cotidiano, como busca do caminho de santidade. "Não devemos deixar de apresentar a verdade sobre a instituição familiar, como foi pensada por Deus desde a criação. Para defendê-la é preciso andar contra a corrente, porque é uma instituição intermediária entre o indivíduo e a sociedade e nada pode suprimi-la totalmente. A família é um bem necessário para os povos, um fundamento indispensável para a sociedade e um grande tesouro dos esposos durante toda a sua vida. Por isso, proclamar a verdade integral da família, fundada no matrimônio, como Igreja doméstica e santuário da vida, é uma grande responsabilidade de todos", salientou.

A programação, na Diocese de Caxias do Sul, iniciou na quarta-feira, dia 22, com a Missa de abertura, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Caxias do Sul. Na quinta-feira, 23 de junho, aconteceu a live “Amor em família: vocação e caminho de santidade”, com a participação dos casais Adriano e Letícia Gonçalves e Vinicius e Luiza Dieter.

O X Encontro Mundial das Famílias foi organizado pela Diocese de Roma e pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida. Durante Jubileu de 2025, será realizado o “Jubileu das Famílias”, enquanto o XI Encontro Mundial das Famílias será realizado em 2028, em local ainda a ser definido.