CNBB Regional Sul 3
02/06/2022

Regional Sul 3 promove coleta em prol da Missão em Moçambique

Projeto da Missão Ad Gentes da Igreja do Rio Grande do Sul na Arquidiocese de Nampula, em Moçambique, iniciou há 28 anos; desde 1994 foram enviados quase 70 missionários e missionárias

A Igreja do Rio Grande do Sul assumiu, há 28 anos, o projeto da Missão Ad Gentes na Arquidiocese de Nampula, em Moçambique. Desde 1994, foram quase 70 missionários e missionárias enviados pelo projeto Igrejas Solidárias e outros milhares que garantiram através de sua oração e de sua partilha, a cada ano, que a missão continuasse existindo.

A Coleta de Pentecostes deste ano se aproxima, em 04 e 05 de junho, e com ela a nossa oportunidade de contribuir para a missão em Moçambique. Neste fim de semana todas as paróquias e comunidades do Rio Grande do Sul realizam a coleta que mantém esta e outras ações missionárias.

A coleta, repassada integralmente pelas arqui/dioceses ao Conselho Missionário Regional, tem por finalidade manter e fortalecer o Projeto Igrejas Solidárias – Missão Moçambique, com o envio e sustento dos missionários/as. Também apoia a articulação do Conselho Missionário Regional no Estado, que promove formações, encontros missionários e colabora com as Pontifícias Obras Missionárias e com projetos missionários na Amazônia.

Se preferir, você também pode contribuir diretamente pela conta:

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Banco Sicredi
Cooperativa: 0116
Conta Corrente: 82987-2

A Missão em Moçambique

A equipe hoje integra os padres Luiz Weber (Diocese de Santo Ângelo) e Camilo Pauletti (Diocese de Caxias do Sul) e as leigas Maria Bernardete Acadroli (Diocese de Caxias do Sul) e Maria Isabel Tromm (Diocese de Joinville – SC). Esta equipe missionária tem como principal preocupação manter um olhar voltado para a realidade da população local, acompanhando e se integrando à comunidade da Vila de Moma, no litoral do norte de Moçambique.

Desde 1994, a atuação das equipes missionárias priorizou as áreas da saúde, educação, promoção da mulher e direitos humanos, aliadas ao atendimento religioso e pastoral. Atualmente, a equipe missionária é responsável pelo acompanhamento a duas paróquias que somam mais de 150 comunidades e mantém dois projetos sociais na área da educação: uma Biblioteca Comunitária que recebe por dia em torno de 100 alunos e o projeto de alfabetização e reforço escolar Murima Wa Mwana (Coração de Criança), que conta com 12 turmas, 153 alunos e 20 voluntários.

Conheça mais sobre a Missão do Regional Sul 3 em Moçambique na FanPage do Facebook:  facebook.com/missaomocambique .

Com informações da CNBB Regional Sul 3