DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral da Comunicação
27/06/2022

Terceira etapa da Escola de Comunicadores reflete sobre a organização da Pascom nas Paróquias

O encontro teve a participação da coordenadora da Pascom no Regional Sul 3, Greice Pozzatto, e das professoras Vania Marta Espeiorin e Jussania Albé, que trataram de técnicas de redação e da comunicação interna, respectivamente

Terceira etapa da Escola de Comunicadores reflete sobre a organização da Pascom nas Paróquias

A Escola de Comunicadores – uma realização da Diocese de Caxias em parceria com a Universidade de Caxias do Sul –  teve sua terceira etapa no sábado, 25 de junho. O terceiro dos sete encontros do curso ocorreu no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, reunindo 26 pessoas, das paróquias de Antônio Prado, Garibaldi, São Marcos, Caxias do Sul, além de diversos movimentos de evangelização.

Durante o período da manhã, a coordenadora da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB e da Diocese de Cruz Alta, Greice Pozzatto, partilhou seus conhecimentos sobre a organização da Pascom nas paróquias  e comunidades. Partindo dos documentos da Igreja sobre a comunicação e perpassando pelo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, a jornalista explicou sobre os quatro eixos de atuação: formação, articulação, produção  e espiritualidade. Por fim, Greice explanou um breve exemplo de planejamento das ações de comunicação para ser apresentado aos padres e bispos, com a finalidade de estruturar e solidificar o trabalho da Pastoral da Comunicação.

A tarde do sábado foi dividida em dois assuntos muito importantes para a comunicação na Igreja: a redação de textos e a comunicação interna. No primeiro momento, a professora e jornalista Vania Marta Espeiorin tratou sobre técnicas de redação para colaborar com a escrita de textos para diversas finalidades pastorais, bem como as respostas que a Igreja, enquanto instituição, deve dar aos fiéis nas redes sociais.

O segundo momento, que concluiu a parte da tarde, teve a presença da professora Jussania de Fátima Albé, do curso de Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ela trabalhou com os participantes alguns aspectos da comunicação interna, com vistas para a organização institucional e para facilitar o diálogo entre as pastorais e serviços da Igreja.

A próxima etapa da Escola de Comunicadores vai ocorrer no dia 16 de julho e contará com a palestra sobre a Lei Geral da Proteção de Dados, ministrada pelo professor e advogado Lucas De Antoni. À tarde acontece a oficina de bom uso das redes sociais, com o publicitário e especialista em marketing 360º, Maurício Poletto Deon.

 

Sobre a Escola de Comunicadores

Criada em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, como curso de extensão, a Escola de Comunicadores tem como objetivo colaborar na formação de agentes de pastoral para o serviço da comunicação que está na essência da Igreja e esta é uma exigência dos novos tempos, das novas tecnologias e das novas gerações.

No total são sete etapas, de abril a outubro de 2022, realizadas de forma presencial, com carga horária de 6h por etapa, com um total de 42h, com certificação para as pessoas que atingirem o mínimo de 75% de frequência. No período da manhã, a assessoria será sempre de cunho mais formativo e o da tarde terá oficinas para aplicar os conhecimentos adquiridos durante a caminhada da Escola.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias