24/06/2022

Vereadores de Caxias do Sul recebem Cartilha de Orientação Política 2022 da CNBB

Entrega foi feita pelo coordenador de Pastoral, padre Paulo César Nodari, em reunião com os componentes da Mesa Diretora da Casa Legislativa do maior município de abrangência da Diocese

Na manhã desta sexta-feira, 24 de junho, o coordenador diocesano de Pastoral, padre Paulo César Nodari esteve reunido com a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Na oportunidade foi feita a entrega simbólica da Cartilha de Orientação Política 2022 preparada pela CNBB do Regional Sul 2 (Paraná), mas que será adotada pela Conferência Episcopal em todo o Brasil.

A Cartilha está embasada no pensamento do Papa Francisco quanto à política, expresso na sua mais recente encíclica social: “Fratelli Tutti – Sobre a fraternidade e a amizade social”. No documento, o Papa dedica um capítulo inteiro à política, ao qual intitula “A política melhor”.

“Para se tornar possível o desenvolvimento duma comunidade mundial capaz de realizar a fraternidade a partir de povos e nações que vivam a amizade social, é necessária a política melhor, a política colocada ao serviço do verdadeiro bem comum” (FT, n. 154), escreveu o Papa Francisco.

A encíclica instiga a romper com aquela visão popular de que a política seja uma coisa suja e maléfica e enxergar o que ela possui de valorosa, nobre e tão necessária para o mundo. Afinal, como questiona o Papa: “poderá o mundo funcionar sem política? Poderá encontrar um caminho eficaz para a fraternidade universal e a paz social sem uma boa política?” (FT, n. 176).

Os valores de uma autêntica política, como a busca do bem-comum, que visa garantir vida digna a todos, são comuns também ao Evangelho e a Doutrina Social da Igreja. Sendo assim, como define o Papa Francisco, a política é muito nobre e é uma das mais altas formas de se viver a caridade. Por isso, a Igreja é um espaço aberto para acolher a todos, independente das opções político/partidárias, para um incansável diálogo sempre em vista do bem comum.

O encontro contou com a participação da presidente da Câmara, vereadora Denise Pessôa, da primeira vice-presidente, vereadora Tatiane Frizzo, do segundo vice-presidente, vereador Velocino Uez, do primeiro secretário, vereador José Pascual Dambrós, e do segundo secretário, vereador Clóvis de Oliveira, além do diretor-geral da Casa, Ricardo Barazetti.

Padre Paulo falou sobre a importância do diálogo entre os entes políticos que buscam o bem comum. "A polarização não nos tem deixado olhar numa mesma direção. Por isso, a Igreja, por meio de seus documentos e, mais recentemente, com a Fratelli Tutti, quer nos apontar para a importância de dialogar mesmo com quem pensa diferente, porque estamos todos no mesmo barco, como nos diz o Papa Francisco", salientou.

Foram adquiridas 1.500 cartilhas e cada vereador local irá receber o material, que também foi entregue no gabinete do prefeito Adiló Didomenico e da vice-prefeita, Paula Ioris. Cada paróquia também receberá um número de subsídios para serem entregues às famílias e comunidades, além das prefeituras e câmaras de vereadores de cada um dos 32 municípios atendidos pela Diocese de Caxias do Sul.

O conteúdo é apresentado de forma didática, com uma linguagem simples e de fácil compreensão. Ao final de cada um dos três blocos, são propostas duas questões para o diálogo em pequenos grupos.