25/09/2020

Catedral de Caxias inicia preparação para a festa de Santa Teresa

Catedral de Caxias inicia preparação para a festa de Santa Teresa

Com o lema: “Paróquia Santa Teresa, Casa do Pão e da Palavra, da Caridade e da Missão”, a Catedral Diocesana, inicia neste domingo, 27 de setembro, a preparação para a Festa de Santa Teresa, padroeira de Caxias do Sul. A programação segue até o dia 18 de outubro com diversas atividades, Missas e bênção à cidade.

A primeira Missa do tríduo acontece no domingo, 27 de setembro, às 19h, com o tema: “Com Santa Teresa, vivemos do Pão e da Palavra”, e será presidida pelo padre Lucas Mazzochini. Nos dias 04 e 11 de outubro, também às 19h, a reflexão proposta será: “Com Santa Teresa, chamados à Missão” e “Com Santa Teresa, viver a Caridade”, celebradas pelos padres Jaime Gusberti e Rubens Brum, respectivamente.

Na quarta-feira, 07 de outubro, Dia de Nossa Senhora do Rosário, será celebrado o centenário de uma prática histórica. Às 18h30min será rezado o Terço, em sinal de recordação aos 100 anos da Oração do Terço na Catedral Diocesana.

O dia 15 de outubro, memória de Santa Teresa, religiosa e doutora da Igreja, a programação terá bênção individual aos fiéis nas escadarias da Catedral. No local, voluntários da Casa Madre Teresa, pastoral social da Paróquia, estarão realizando a coleta de medicamentos para a farmácia solidária e fraldas infantis e geriátricas, para os hospitais da cidade. As Missas serão celebradas nos horários normais, ao meio-dia, 16h  e 19h.

Já no sábado, 17 de outubro, no período da manhã, os padres também estarão nas escadarias da Catedral para a bênção dos fiéis e novamente será realizada a coleta de medicamentos e fraldas. A organização está pensando esses momentos, de acordo com os protocolos de distanciamento e higienização recomendados.

O dia festivo será o domingo, 18 de outubro, com a Missa das 19h, em ação de graças aos profissionais da saúde e cuidadores, aos voluntários dos projetos sociais e em memória dos falecidos pela Covid-19. A celebração será presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon que, ao final dará a bênção para a cidade.

Para o pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, celebrar a Festa de Santa Teresa, mulher de fé e grande sabedoria, é estar em comunhão com toda a Igreja no Brasil, que chama a atenção para a dimensão eclesial enquanto casa. “Com Santa Teresa, somos Igreja do Pão e da Palavra, da Caridade e da Missão. Neste tempo de pandemia, ainda que com restrições, vivamos nossa fé com orações e gestos concretos que nos unam a Deus e aos irmãos”, pontua.

Todas as Missas serão transmitidas pelo Facebook da Catedral (https://www.facebook.com/catedraldecaxias). As celebrações terão a presença de fiéis, de acordo com o distanciamento controlado do governo do Rio Grande do Sul (bandeira laranja: 100 pessoas; bandeira vermelha: 30 pessoas).

Veja a programação completa:

Tríduo preparatório
Dia 27 de setembro, domingo, às 19h.
Tema: Com Santa Teresa, vivemos do Pão e da Palavra.
Celebrante: Pe. Lucas Mazzochini

Dia 04 de outubro, domingo às 19h:
Tema: Com Santa Teresa, chamados à Missão.
Celebrante: Pe. Jaime Gusberti

Dia 07 de outubro, quarta-feira às 18h30min:
Récita do Terço, recordando os 100 anos de devoção e oração do Terço na Catedral.

Dia 11 de outubro, domingo às 19h:
Tema: Com Santa Teresa, viver a Caridade
Celebrante: Pe. Rubens Brum

Dia 15 de outubro, quinta-feira, memória litúrgica de Santa Teresa:
Das 09h às 12h30min e das 14h30min às 17h: Bênção individual dos fiéis nas escadarias da Catedral e coleta de remédios e fraldas infantis e geriátricas para a Casa Madre Teresa e para os hospitais da cidade.

Missas às 12h e 16h.
Às 19h: Missa Festiva

Dia 17 de outubro, sábado
Das 09h às 12h:  Bênção individual dos fiéis nas escadarias da Catedral e coleta de remédios e fraldas infantis e geriátricas para a Casa Madre Teresa e para os hospitais da cidade.

Dia 18 de outubro, domingo, às 19h:
Missa Festiva presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon, em ação de graças aos profissionais da saúde,  cuidadores,  voluntários e em memória dos falecidos pela Covid-19. Bênção para a cidade de Caxias.