06/09/2021

Diocese de Caxias do Sul celebra 87 anos de criação com Missa na Catedral

Também haverá a veiculação do documentário dos 80 anos de história, pelas redes sociais   ...

Diocese de Caxias do Sul celebra 87 anos de criação com Missa na Catedral

A Diocese de Caxias do Sul irá celebrar os seus 87 anos de criação na quarta-feira, 08 de setembro. Para marcar a data, o bispo diocesano, dom José Gislon, irá presidir uma Missa em ação de graças às 19h, na Catedral Santa Teresa D’Ávila. O momento de oração terá transmissão pelas redes sociais da Catedral e da Diocese de Caxias do Sul.

Ainda na quarta-feira, às 21h, será veiculado nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Diocese o documentário produzido pelo Setor Juventude nos 80 anos da Igreja Particular, celebrados em 2014. O audiovisual reúne depoimentos de diversos padres, inclusive alguns já falecidos, sobre a caminhada eclesial na região.

Como parte da programação dos 87 anos da Diocese, ao longo da Semana da Pátria, as comunidades e paróquias dos 32 municípios da região estão realizando ações solidárias, como a coleta de alimentos. Nos próximos dias, a Diocese de Caxias do Sul também irá lançar uma campanha de conscientização para a doação de sangue.

Conheça um pouco mais sobre a Diocese de Caxias do Sul

A Diocese de Caxias foi criada a 08 de setembro de 1934, pela Bula Quae Spirituali Christifidelium do Papa Pio XI, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre. Em 10 de novembro de 1966, por Decreto da Sagrada Congregação Consistorial, passou a denominar-se Diocese de Caxias do Sul.

A Diocese é constituída pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Cambará do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Jaquirana, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Protásio Alves, São Francisco de Paula, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata, Santa Tereza, São Valentim do Sul e Imigrante. Possui 73 paróquias e 983 comunidades.