29/07/2021

Diocese de Caxias do Sul lança campanha de comunicação para o Mês das Vocações 2021

Todo o escopo do projeto, neste ano de 2021, foi produzido em comunhão pela Pastoral Vocacional e pela Pastoral Familiar; serão disponibilizadas artes gráficas, materiais formativos, vídeos e spots de r&aacut...

Todo o escopo do projeto, neste ano de 2021, foi produzido em comunhão pela Pastoral Vocacional e pela Pastoral Familiar; serão disponibilizadas artes gráficas, materiais formativos, vídeos e spots de rádio para as paróquias e imprensa da Serra

A Diocese de Caxias do Sul dará início no próximo domingo, 1º de agosto, ao Mês das Vocações 2021. Neste ano, a ação é realizada em comunhão pela Pastoral Vocacional e pela Pastoral Familiar. O tema geral está em unidade com o mote proposto pela Pastoral Vocacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): "Cristo nos salva e nos envia", também inspirado no lema "Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24). Já a Semana da Família, que acontece entre os dias 08 e 14 de agosto, terá como proposta "Alegria do amor na família".

O Mês das Vocações, realizado sempre em agosto, tem como objetivo promover as ações de oração, formação e animação das comunidades católicas e jovens, para o discernimento vocacional. O mote, que segue até o final do período, consiste na distribuição digital de materiais, artes, vídeos e subsídios para as celebrações.

O convite é para que as paróquias e os padres, em sinal de unidade, adotem a mesma imagem de capa de seus perfis e páginas no Facebook. A imagem oficial é de um jovem refletindo com a leitura da Bíblia, para chamar a atenção das lideranças católicas e também dos vocacionados. A intenção é permitir que sejam realizadas ações que ajudem a juventude e as famílias no caminho da vivência da fé e da vocação, bem como a valorização dos seus sonhos, sempre baseados na Palavra de Deus.

Para as emissoras de rádio, foi desenvolvido um spot de 30 segundos, para que seja utilizado ao longo da programação, como convite à reflexão sobre recordada pelo Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Christus Vivit, dirigida aos jovens. Na Semana da Família também serão enviados novos spots para abordar a temática proposta a partir da alegria do amor. Ao longo das semanas de agosto, serão elaborados e-cards e vídeos, além de lives e transmissão de celebrações Eucarísticas.

Semanalmente, nas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul, serão veiculados três vídeos com o testemunho de pessoas que abraçaram as diferentes vocações e trabalham em diferentes áreas da sociedade. A abertura será com a Missa, no Santuário de Caravaggio, no domingo, 1º de agosto, às 11h, com transmissão pelo Facebook e YouTube da Diocese, do Santuário e pela TV Canção Nova RS, canal 41,1.

No Dia dos Pais, 08 de agosto, às 10h, será celebrada a Missa de abertura da Semana da Família, na Paróquia Santo Antônio, no bairro Cinquentenário, em Caxias, com transmissão pelo Facebook da Diocese. Ao meio-dia, será veiculada a tradicional bênção às famílias pelas rádios e redes sociais, com o bispo diocesano, dom José Gislon.

Para o coordenador da Pastoral Vocacional, padre Marciano Guerra, a campanha do Mês das Vocações quer ajudar as comunidades, jovens e famílias a perceberem que a vocação nasce e deve ser cultivada na família e nas próprias comunidades de fé. “Precisamos de padres, mas também precisamos de bons pais de família, de casais que ensinem o bem e a solidariedade, de religiosos e religiosas e de muitos leigos e leigas para continuarmos evangelizando. Todos somos animadores vocacionais, por isso precisamos de coragem para arriscar e precisamos arriscar para encorajar os jovens também”, salienta.

Para ter acesso aos materiais, basta clicar em: https://bit.ly/MesdasVocacoes2021