Pastoral Familiar
30/04/2024

Diocese de Caxias do Sul participa da 21ª Assembleia Regional da Pastoral Familia e 2º Assembleia do Serviço à Vida

A Diocese de Caxias do Sul foi representada pelo casal coordenador, Marco e Jarine Carraro, além do casal responsável pelo serviço de promoção e defesa da vida, Lindomar e Franciele Pacheco

Nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2024, a Pastoral Familiar do Regional Sul 3 realizou sua 21ª Assembleia Regional e a 2ª Assembleia Regional do Serviço à Vida. O encontro aconteceu na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho, em Porto Alegre, com a significativa participação de diversas dioceses do regional. A Diocese de Caxias do Sul foi representada pelo casal coordenador, Marco e Jarine Carraro, além do casal responsável pelo serviço de promoção e defesa da vida, Lindomar e Franciele Pacheco.

O evento contou com a presença e inspiração de Dom Bertilo João Mosch, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e referencial para a Vida e Família do Regional Sul 3 da CNBB. Dom Bertilo partilhou ideias provenientes da 61ª Assembleia Geral da CNBB, no mês de abril de 2024, enfatizando o papel central da pastoral na missão junto às famílias. Ressaltou a importância da proximidade, pertencimento à comunidade e abertura ao diálogo com a sociedade para a construção de novas diretrizes.

Durante a Assembleia Regional, os participantes refletiram sobre a "Artesia da Família", reconhecendo-a como um espaço de vivência e dedicação artesanal, não uma produção em série. A reflexão foi conduzida pelo secretário executivo do Regional Sul 3, padre Rogério Ferraz de Andrade.

Os setores pré-matrimonial, pós-matrimonial e casos especiais tiveram momentos significativos de partilha e troca de ideias entre as dioceses, enriquecendo ainda mais o evento. No domingo, o casal nacional Núcleo de Formação e Espiritualidade  (NFE), Clidenor e Edite, compartilhou reflexões e informações cruciais sobre esse serviço dentro da Pastoral Familiar, cujo propósito é zelar pela formação e espiritualidade dos seus membros.

Para Marco e Jarine, o encontro serviu não somente para a troca de experiências, mas também pela inspiração mútua e o compromisso renovado de fortalecer e servir às famílias. "Que as bênçãos deste encontro continuem a frutificar em nossos corações e em nossas ações, fortalecendo nosso serviço junto às famílias".