07/04/2021

Diocese de Caxias do Sul participa de encontro de formação da Pascom do Regional Sul 3 da CNBB

Mais de 50 pessoas de 17 arqui/dioceses do Estado participaram na noite desta terça-feira, 06, de um encontro de formação online, promovido pela Pastoral da Comunicação Estadual. O encontro, que refletiu a Mensagem para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, contou com a participação de arce/bispos, coordenadores de pastorais arqui/diocesanos e coordenadores e agentes da Pastoral da Comunicação. O Coordenador de Pastoral, padre Paulo César Nodari, e o assessor de comunicação, Felipe Padilha, representaram a Diocese de Caxias do Sul na atividade e partilharam sobre a caminhada das ações de comunicação diocesanas.

A formação foi assessorada por Manoel Jesus, agente da pastoral na Arquidiocese de Pelotas, mestre em Desenvolvimento Social e em Letras, professor universitário aposentado e autor de diversos livros. A Mensagem para o 55º DMCS tem como tema “Vem e verás”, passagem do Evangelho de João (1, 46). A partir do texto, Manoel expôs aos participantes o primeiro ponto fundamental destacado pelo Papa Francisco: é preciso comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são.

Ele continuou reforçando que “a comunicação precisa ser construída no encontro com as pessoas, para procurar histórias ou verificar com os próprios olhos determinadas situações” e observou: “Vivemos a comodidade de sermos expectadores”. O assessor alertou também para o perigo das igrejas drive thru, que “só entrega um produto se a pessoa for até o lugar buscar, sem estar realmente próxima e presente aos seus fies” e destacou que a pastoral da comunicação não é mais apenas uma pastoral, mas um serviço que perpassa todas as pastorais da Igreja.

Manoel relatou, a partir da mensagem do Papa e de uma análise da realidade, a importância da presença da Pastoral da Comunicação em todos os âmbitos (regional, arqui/diocesano, paroquial e comunitário) neste tempo de pandemia, para buscar a aproximação e a presença junto ao Povo através das redes sociais. Sobre elas, o assessor frisou que “são frutos de um novo tempo, e não de uma geração. Para este tempo elas são uma bênção”, finalizou Manoel.

Um tempo de ouvir e partilhar

O encontro também foi ocasião para a partilha das arqui/dioceses sobre a realidade da Pastoral da Comunicação e sobre as ações desenvolvidas. Durante os relatos, houve muito destaque para as ações realizadas virtualmente neste tempo: transmissões de celebrações, terços, reflexões, momentos de oração e muitos outros.

Nas arqui/dioceses, as Pastorais da Comunicação também são responsáveis pelos contatos com a imprensa para sugestão e esclarecimentos de pautas, manutenção dos canais digitais, redes sociais e produção e manutenção de revistas, jornais, programas de rádios e outros.

Para Amanda Nascimento, assessora de comunicação e coordenadora da PASCOM na Arquidiocese de Passo Fundo, o encontro foi de extrema importância “pois mostrou como realmente devemos trabalhar em comunidade, aprendendo e crescendo uns com os outros”. Segundo ela, “a oportunidade de trocar experiências e ouvir os pontos fortes e dificuldades de cada arqui/diocese torna o nosso trabalho muito mais efetivo e humanizado, pois vemos como cada local lida com suas experiências de maneiras diferentes”.

Outro ponto fundamental ressaltado neste momento foi a promoção de diversos encontros virtuais de formação para a comunicação e para a PASCOM, para qualificar as ações e animar novos agentes à pastoral. Estas iniciativas vêm ao encontro do desafio de melhor articular a pastoral, buscando sempre promover com mais clareza o anúncio do Reino a todas as pessoas.

Padre Roque Hammes, coordenador de pastoral e da PASCOM em Santa Cruz do Sul avalia o encontro de forma muito positiva e diz que se saiu questionado: “Com tanta comunicação que estamos fazendo, será que, realmente, estamos evangelizando? Estamos conseguindo levar boas notícias aos pobres? Estamos conseguindo diminuir o número de mortes com a Covid-19? São perguntas que me vieram ao encostar a cabeça no travesseiro depois do maravilhoso encontro”, finaliza Pe. Roque.

Dom Carlos Romulo, Bispo Referencial para a Comunicação no Regional Sul 3, considera que o encontro foi muito positivo e realça de forma especial a presença de 14 arce/bispos. Para ele, foi “um momento rico por perceber a busca e o esforço de todos os agentes para fazer acontecer a pastoral da Comunicação nas dioceses. O encontro foi mediado pela Coordenadora da PASCOM do Regional Sul, Greice Pozzatto e contou com a presença de Bispos, Coordenadores de Pastoral e membros da Pastoral da Comunicação das arqui/dioceses”, conclui Dom Carlos.

Com informações da assessoria de comunicação da CNBB Regional Sul 3