28/07/2021

Diocese de Caxias do Sul reúne coordenações paroquiais de Catequese para orientar retomada presencial gradual

Encontro teve a participação da coordenadora diocesana, irmã Neli Basso, e traçou linhas gerais para a continuidade do caminho de unidade com a retomada da possibilidade de realizar os encontros de maneira presencial

A Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul reuniu de forma virtual, na noite de terça-feira, 27 de julho, as coordenadoras paroquiais da Iniciação à Vida Cristã. A atividade teve como objetivo orientar as comunidades para a retomada gradual dos encontros presenciais da Catequese, conforme o comunicado oficial do bispo diocesano, dom José Gislon, a partir de 1º de agosto. O encontro teve a participação do coordenador de Pastoral, padre Paulo César Nodari, e da coordenadora diocesana de Catequese, irmã Neli Basso.

No início da reunião, que contou com a presença de mais de 40 paróquias, foi feita a retomada do conteúdo do comunicado oficial, sobretudo nos itens onde a Catequese se torna público-alvo: as celebrações, que podem ser realizadas com ocupação máxima de 50% (cinquenta por cento) do espaço, com o devido distanciamento entre pessoas ou grupos coabitantes, bem como a retomada dos encontros presenciais e a realização dos sacramentos da Eucaristia e da Crisma. A coordenação diocesana pontuou, no entanto, que cada pároco tem a autonomia, junto de suas lideranças, para organizar o calendário de atividades, de acordo com cada realidade.

Diante da caminhada já realizada em conjunto pelas paróquias há alguns anos, os encaminhamentos dados levam em conta a gestão local para permitir aos catequizandos uma intensa preparação, sobretudo nas semanas que antecedem as celebrações dos sacramentos, sempre seguindo os protocolos sanitários. Além disso, também ficou definida a realização de novas inscrições para as crianças, no mês de setembro para o início da primeira etapa em outubro, seguindo o calendário litúrgico, de acordo com a organização proposta no itinerário dos manuais de Catequese da Diocese de Caxias do Sul.

Já a parte final do encontro ficou à disposição para que as coordenadoras pudessem tirar dúvidas e também partilhar a realidade da Catequese em suas paróquias e comunidades. Em síntese, o que se percebeu foi a grande adesão das paróquias aos encontros em formato online, conforme a possibilidade de cada local e também tentativas de retomada gradual das atividades presenciais, bem como a realização das celebrações da Eucaristia e da Crisma.