23/11/2020

Divulgada a Oração para a Jornada Mundial da Juventude 2023

Divulgada a Oração para a Jornada Mundial da Juventude 2023

O Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude 2023, que acontecerá na cidade de Lisboa, divulgou neste sábado, 21, a oração oficial do evento. A prece foi divulgada no mesmo final de semana em que os jovens portugueses receberam, no Vaticano, os símbolos da JMJ das mãos dos panamenhos - último povo a realizar o evento.

A organização da JMJ 2023 segue a todo o vapor. No início desse mês foi lançado o itinerário catequético 'Rise Up', que propõe “um caminho de aprofundamento da fé com base no verbo levantar-se” aos jovens que vão participar do encontro em Lisboa. Segundo padre Tiago Neto, coordenador da equipe de subdireção de catequeses da JMJ Lisboa 2023, o novo recurso quer ajudar os jovens a serem evangelizadores de outros jovens, desafiando-os a  um caminho espiritual de preparação para o encontro de Lisboa.

Em outubro passado, outra novidade foi divulgada: o logo oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. A apresentação da identidade visual ocorreu no dia em que a Igreja comemora a eleição papal de São João Paulo II, fundador deste encontro internacional de jovens que tem marcado gerações em todo o mundo. A apresentação ocorreu em uma transmissão através das redes sociais do evento.

O novo logotipo foi inspirado pelo tema escolhido pelo Papa Francisco para essa edição do evento: “Maria levantou-se e partiu apressadamente», Lc 1, 39) e pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas. A vencedora do concurso realizado para a escolha do logo foi a jovem portuguesa Beatriz Roque Antunes, de 24 anos, diretora de Arte e Design.

Oração para a Jornada Mundial da Juventude 2023

Nossa Senhora da Visitação,
que partistes apressadamente para a montanha ao encontro de Isabel,
fazei-nos partir também ao encontro de tantos que nos esperam
para lhes levarmos o Evangelho vivo:
Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Senhor!
Iremos apressadamente, sem distração nem demora,
antes com prontidão e alegria.
Iremos serenamente, pois quem leva Cristo leva a paz,
e o bem-fazer é o melhor bem-estar.
com a vossa inspiração, esta Jornada Mundial da Juventude
será a celebração mútua do Cristo que levamos, como Vós outrora.
Fazei que ela seja ocasião de testemunho e partilha,
convivência e ação de graças,
procurando cada um o outro que sempre espera.
Convosco continuaremos este caminho de encontro,
para que o nosso mundo se reencontre também,
na fraternidade, na justiça e na paz.
Ajudai-nos,
Nossa Senhora da Visitação,
a levar Cristo a todos, obedecendo ao Pai, no amor do Espírito!

Com informações Canção Nova