Catedral Santa Teresa D'Ávila
22/03/2024

Dom José Gislon irá presidir o Tríduo Pascal na Catedral Diocesana de Caxias do Sul

Nesses dias, a Igreja celebra o ponto alto de sua fé, com o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus; serão diversas celebrações, bem como, a disposição da Catedral, que estará aberta para oração pessoal

A Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila se prepara para celebrar, com intensidade, o Tríduo Pascal, na Semana Santa, entre os dias 28 e 30 de março de 2024, concluindo com o Domingo de Páscoa, dia 31. Nesses dias, a Igreja celebra o ponto alto de sua fé, com o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Nesta sexta-feira, 22 de março, a partir das 19h, acontece a Celebração Penitencial seguida das confissões individuais para os fiéis que desejarem receber o Sacramento da Reconciliação.

Na quinta-feira, dia 28 de março, quando se faz memória instituição da Eucaristia e do sacerdócio, a Catedral estará aberta durante todo o dia, mas não haverá Missas ao meio-dia, 16h e 19h, somente às 20h, a Missa da Ceia do Senhor, presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon.

Esta celebração, com o rito do lava-pés, também é marcada, ao final, pela transladação do Santíssimo, isto é, a procissão da Eucaristia e sua colocação em outro espaço, para adoração, para lembrar a agonia de Jesus no Monte das Oliveiras. No caso da Catedral, a vigília eucarística será realizada no Espaço Mater Dei, anexo ao Jardim de Maria. Para a Missa da Ceia do Senhor, foi estendido um importante convite para as famílias da Catequese, para que tragam flores que serão colocadas junto ao Santíssimo Sacramento, durante a adoração.

Já a Sexta-feira Santa, 29 de março, é dia de jejum e abstinência de carne para os católicos. Neste dia não se celebra a Missa, mas acontecem momentos de oração como a Via Sacra e a celebração da Paixão. Na Catedral, a Via Sacra será realizada às 09h, no interior da igreja e durante toda a manhã haverá Confissões. Às 14h tem início a celebração da Paixão, presidida por Dom José Gislon. Na sequência, às 15h, acontece a tradicional procissão do Cristo Morto, pelas ruas centrais. Neste ano, grupos vindos das paróquias São Pelegrino, São Leonardo Murialdo e São Pio X se juntam aos fiéis que acompanham a programação na Catedral e seguem pela avenida Júlio de Castilhos até a rua Do Guia Lopes; no entroncamento da rua Do Guia Lopes com a rua Sinimbu, acontece o encontro das imagens do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores, esta que vem com um grupo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e da comunidade Cristo Redentor. Após o encontro, todo o povo retorna pela rua Sinimbu até a Catedral Diocesana, para ouvir a homilia de Dom José e a oração sobre o povo. A celebração e a procissão serão transmitidas pelas rádios Mãe de Deus - FM 107,9, Miriam Caravaggio - FM 95,7 e Tua Rádio São Francisco - AM 560 e FM 79.9, além do Facebook da Catedral e da Diocese de Caxias.

O Sábado Santo, 30 de março, será marcado pela Vigília Pascal, com a bênção do fogo novo e da água, além do acendimento do Círio Pascal e do canto do “Exultet” que é a Proclamação da Páscoa. Na Catedral Diocesana, a Missa será às 19h, também presidida por Dom José Gislon. E o Domingo de Páscoa, 31 de março, terá celebrações às 09h, 11h e 19, na Catedral.

Ao meio-dia do domingo de Páscoa, o bispo diocesano, Dom José Gislon, fará a tradicional bênção de Páscoa às famílias. A oração será transmitida por uma rede de mais de 20 emissoras de rádio e canais de TV, além das redes sociais da Diocese de Caxias do Sul.

"Queremos, como povo de Deus, a caminho da Casa do Pai, viver toda riqueza espiritual deste Tempo, celebrando os acontecimentos que tocaram a vida do Senhor Jesus e também o amor, a compaixão e a misericórdia de Deus, que tocam o nosso coração, a nossa vida e nossa caminhada de fé", pontua Dom José Gislon.