24/04/2021

Domingo do Bom Pastor é ocasião de rezar pelas novas vocações e pelos jovens que já realizam a caminhada

Quarto Domingo da Páscoa apresenta a figura de Jesus como Bom Pastor; caminho de formação ao sacerdócio também é tempo de se configurar ao Bom Pastor e fazer-se discípulo Dele

Tradicionalmente, o Quarto Domingo do Tempo Pascal é chamado de "Domingo do Bom Pastor", e em 2021, a Igreja celebra o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Esta data é ocasião especial para rezar pelas novas vocações e também pelos jovens que já realizam a caminhada do discernimento vocacional, porque caminho de formação ao sacerdócio também é tempo de se configurar ao Bom Pastor e fazer-se discípulo Dele.

A Diocese de Caxias do Sul realiza um intenso trabalho de animação e acompanhamento vocacional dos jovens e adultos, além de promover a integração com as diversas congregações religiosas, masculinas e femininas, presentes nos municípios da região. Neste ano de 2021, a etapa do Propedêutico conta com sete vocacionados, sendo cinco da Diocese de Caxias do Sul e outros dois de paróquias da Diocese de Montenegro. O curso da Filosofia tem um seminarista e outros dois estão em período de estágio paroquial até o final do ano. Além deles, outros quatro jovens estão no período da Teologia, também chamada etapa da Configuração. Esta etapa da formação, desde 2020, reside no Seminário São João Batista, da Diocese de Montenegro, em Viamão. Eles estudam na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

A caminhada de amadurecimento vocacional de adolescentes e jovens é realizada também por meio dos grupos vocacionais, onde eles participam de encontros de formação e também reforçam seu vínculo com a comunidade de fé. Atualmente as cidades Caxias do Sul, Bento Gonçalves, São Marcos e o Nova Araçá dispõem deste espaço de comunhão e discernimento. A equipe da Pastoral Vocacional, coordenada pelo padre Marciano Guerra, também realiza  o acompanhamento personalizado com jovens e adultos de outras cidades da Diocese, como Farroupilha, por exemplo. Aos que são candidatos ao ingresso na etapa do Propedêutico, após o final do ensino médio, é oportunizada a proposta do "Ano Vinde e Vede", em que são realizadas atividades em maior contato com os seminaristas e no próprio Seminário São José, em Caxias.

É importante lembrar que a Diocese de Caxias do Sul conta com a importante missão dos animadores vocacionais leigos, isto é, homens e mulheres que se dedicam a acompanhar, animar e rezar pelos jovens que estão na caminhada do discernimento vocacional. Eles também são muito próximos aos grupos vocacionais, nas diversas cidades, e acompanham as atividades para dar suporte à equipe. A Pastoral Vocacional da Diocese possui o projeto: #SouAnimador, que tem o objetivo de afirmar que a animação vocacional é uma tarefa de todos, algo que não pode ser terceirizado. Padres, irmãos, irmãs, catequistas, animadores vocacionais leigos e leigas, todos assumem juntos essa missão de animar e acompanhar os jovens para que construam seu projeto de vida baseado na sua fé e no chamado que o Senhor faz a toda pessoa humana.

Conheça os seminaristas da nossa Diocese de Caxias do Sul neste ano de 2021, clicando nas fotos abaixo