11/06/2021

Fiéis da Diocese de Caxias do Sul doaram mais de 60 toneladas de alimentos durante o “Mutirão pela Vida de quem tem fome”

Diversas comunidades também receberam cobertores e agasalhos que irão amenizar o frio de pessoas em vulnerabilidade social   O levantamento final realizad...

O levantamento final realizado pela assessoria de comunicação e pela Coordenação de Pastoral mostrou que os gestos de solidariedade realizados pelo povo de Deus da Diocese de Caxias do Sul, na semana da Solenidade de Corpus Christi, tiveram maior expressão do que os números divulgados de forma preliminar. Os fiéis das diversas paróquias partilharam mais de 60 toneladas de alimentos durante o “Mutirão pela Vida de quem tem fome”, realizado em comunhão com as 18 dioceses gaúchas.

A ação de solidariedade iniciou no dia 25 de maio e teve grande mobilização junto às paróquias. Em 26 de maio, data votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira da Diocese de Caxias do Sul, foi realizado o Drive-Thru da Fé, que arrecadou mais de 10 toneladas. Em algumas comunidades foram realizadas procissões motorizadas com o Santíssimo Sacramento, momento em que também foram recebidas doações de alimentos.

Cada uma das paróquias está organizando a destinação das doações de acordo com as necessidades locais. Em Caxias do Sul, as pastorais do pão e da solidariedade das comunidades farão a gestão e a distribuição. Já em Farroupilha, por exemplo, toda a coleta foi destinada à ação social da prefeitura.

Os alimentos recebidos no “Mutirão pela Vida de quem tem fome” já estão ajudando famílias, como nos diz nosso bispo, dom José Gislon, ao agradecer a todos pelos gestos de solidariedade. "A caridade dá dignidade à pessoa que a pratica e a quem a recebe. De coração, agradeço a todos que colaboraram com o 'Mutirão pela Vida de quem tem fome'. Graças à vossa generosidade cristã, milhares de pessoas e famílias de nossa Diocese que estão passando por privações serão beneficiadas com alimentos e agasalhos", conclui o bispo.

Além do expressivo número de doações de gêneros alimentícios, várias comunidades receberam cobertores e agasalhos. Diante da grande necessidade de ajudar a quem mais precisa, sendo esta uma missão da Igreja Católica, as dioceses e arquidioceses de todo o país estão mobilizadas para a segunda fase da ação emergencial solidária “É Tempo de Cuidar”, contexto no qual foi realizado o “Mutirão pela Vida de quem tem fome”. A iniciativa mobilizou as 74 paróquias dos 32 municípios atendidos pela Diocese de Caxias do Sul e também as dioceses gaúchas, a partir do impulso do Regional Sul 3 da CNBB.