28/07/2021

Hospedagem Solidária da Diocese de Caxias do Sul aumenta o número de vagas para acolhimento

Pastoral das Pessoas em Situação de Rua pede a doação de cobertores, calçados e jaquetas masculinas, além de arroz, extrato de tomate e pó para suco...

Com a nova frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul no início desta semana e derrubou as temperaturas, a Hospedagem Solidária da Diocese de Caxias do Sul que está em operação desde 19 de maio, precisou aumentar o número de vagas para acolhimento do público masculino em situação de rua. O acréscimo foi de 50 novas camas, passando de 35 lugares para 85, no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Diariamente, a acolhida dos homens em situação de rua é das 19h30min às 20h30min. Essa ação vai além do que os voluntários já fazem hoje (servir o jantar e o café da manhã, entregar cobertores e escutar as feridas da alma de quem quer apenas ser ouvido), já que oferece acolhimento seguro e atendimento médico e psicológico.

Promovida pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, a Hospedagem Solidária segue até o dia 04 de setembro e, neste momento, precisa da doação de cobertores de solteiro, calçados e jaquetas masculinas, além de arroz, extrato de tomate e pó para suco. Semanalmente, as redes sociais da Diocese de Caxias do Sul disponibilizam informações acerca dos itens necessários para doação.

A Hospedagem Solidária funciona de segunda-feira a domingo e conta com a colaboração de voluntários de diversos grupos e movimentos da Igreja Católica, além do apoio da Fundação de Assistência Social (FAS) e da Guarda Municipal de Caxias do Sul. Os “Médicos do Mundo”, que reúne médicos, enfermeiros,dentistas, podólogos, psicólogos e demais profissionais da saúde ligados às instituições de ensino superior da cidade, irão realizar a avaliação de cada um dos usuários do serviço.

Após a triagem, nos casos de sintomas de Covid-19, a equipe da FAS fará a remoção para a Casa Irmã Dulce, onde irá acontecer a quarentena destas pessoas, com todos os cuidados necessários. Além do uso do álcool gel, luvas descartáveis e máscaras, outras medidas estão sendo adotadas para evitar o contágio de coronavírus no local. Por isso, nesta edição, o banho dos usuários da Hospedagem Solidária deve ser tomado no Centro Pop Rua, que também possibilita que os assistidos possam lavar as roupas e fazer sua higiene pessoal.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3222-1636, no Salão Paroquial de Lourdes. A Hospedagem Solidária fica na rua Angelina Michielon, 936.