15/09/2021

Inspirado em Carlo Acutis, Santuário de Caravaggio realiza exposição sobre Milagres Eucarísticos

A exposição abre ao público neste final de semana, no auditório do Santuário   ...

A exposição abre ao público neste final de semana, no auditório do Santuário

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, está dando espaço a uma mostra sobre os Milagres Eucarísticos, que foi idealizada pelo beato Carlo Acutis. A Mostra Internacional Eucarística de Carlo Acutis abrirá ao público neste final de semana, das 13h às 17h, no auditório do Santuário, e permanecerá aberta durante os próximos fins de semana no mesmo horário. Quem está à frente da iniciativa no Santuário é o bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni. Membros de Grupos de Jovens de Caravaggio estarão no local para receber os visitantes e explicar um pouco mais sobre a iniciativa.

Ainda que a exposição abra só neste final de semana ao público, no último domingo uma equipe do Projeto Crescer, de Garibaldi, visitou a exposição, já que está ligada à produção de vídeos sobre Carlo Acutis. Em todo o mundo, diversas instituições religiosas reproduziram esta mostra que foi iniciada por Carlo Acutis antes de morrer. Por isso, o Santuário de Caravaggio é uma das igrejas que está aderindo à proposta, em uma exposição internacional concebida e levada a cabo por Carlo Acutis.

Os Milagres Eucarísticos são aqueles que estão relacionados com a Eucaristia e com a sagrada hóstia e que foram reconhecidos pela Igreja. Um exemplo a ser citado é a vida milagrosa de Marthe Robin, uma mulher que viveu no interior da França e, durante cinquenta e três anos, alimentou-se exclusivamente de Eucaristia. Ela faleceu em 1981 e dedicou sua vida ao amor a Jesus.

Para dom Alessandro, esses milagres ajudam a revigorar a devoção e o respeito pela Eucaristia. “A partir da hóstia consagrada, aconteceram fatos interessantes no mundo inteiro”, afirma. Dom Alessandro ressalta ainda que o conhecimento destes eventos extraordinários reconhecidos pela Igreja vivifica a fé dos devotos no sacrifício do Corpo e Sangue do Senhor Jesus Cristo. Além disso, dom Alessandro reitera que os Milagres Eucarísticos são uma ação de Deus que prova, por meio da eucaristia, a sua presença real.

"Os Milagres Eucarísticos pretendem confirmar esta fé, que se baseia nas Palavras de Jesus, segundo as quais o que parece pão já não é pão, e o que parece vinho já não é vinho. Efetivamente, nos Milagres Eucarísticos figuram a Carne e o Sangue, ou um ou outro, conforme o caso. O propósito dos Milagres é provar que não devemos olhar para a aparência exterior (pão e vinho), mas para a substância, a verdadeira realidade da coisa, que é carne e sangue", descreve o padre Roberto Coggi.

A exposição e Carlo Acutis

A ideia de organizar esta exposição surgiu quando dom Alessandro Ruffinoni descobriu a iniciativa do jovem Carlo Acutis. Carlo viveu uma vida de amor e devoção a Cristo e à Eucaristia e utilizou a internet e as tecnologias para evangelizar e interceder pela vida daqueles que não conhecem a Jesus. O rapaz faleceu de leucemia em 2006 e foi beatificado em 2020. Em vida, Acutis idealizou uma exposição sobre os Milagres Eucarísticos ao redor do mundo. Embora tenha falecido antes de finalizar a mostra, sua ideia teve continuidade através de outros fiéis que seguiram o planejamento feito por Carlo.

Ao descobrir que diferentes igrejas ao redor do mundo estavam expondo esta mostra, Dom Alessandro teve a ideia de organizá-la no Santuário de Caravaggio, pensando nos fiéis e nos catequistas das paróquias da diocese que poderão visitar a exposição e fortalecer sua fé.

A exposição conta com cinco painéis introdutórios que ajudam a entender a importância destes Milagres Eucarísticos que aconteceram em 19 países ao redor do mundo. 134 painéis apresentam as cidades onde esses eventos milagrosos aconteceram. Outros nove painéis falam a respeito dos santos e místicos e a devoção à Eucaristia, seis narram as aparições de Nossa Senhora e a Eucaristia, dois painéis relatam as comunhões prodigiosas de alguns santos, 12 trazem fotos de Carlo Acutis e outros seis painéis contêm frases ditas pelo beato.

Os fieis podem baixar este livro que explica didaticamente sobre os Milagres Eucarísticos neste link. https://caravaggio.org.br/pagina/carlo-acutis