Setor Juventude
27/09/2021

Juventude da Diocese de Caxias apresenta o logo e o lema da 5ª JTchêJ

Identidade visual da Jornada Diocesana foi lançada neste domingo, 26 de agosto, durante missa realizada na Igreja Matriz de São Marcos, cidade sede do evento neste ano. ...

Juventude da Diocese de Caxias apresenta o logo e o lema da 5ª JTchêJ

A caminhada rumo à Jornada Diocesana da Juventude 2021 (JTchêJ), da Diocese de Caxias do Sul, deu um importante passo neste domingo, 26 de agosto. Jovens envolvidos com a organização do evento lançaram o logo e o lema que acompanharão a JTchêJ neste ano. A identidade visual foi apresentada à comunidade durante a missa das 18h, realizada na Igreja Matriz de São Marcos, que será a cidade sede da Jornada. A celebração foi presidida pelo padre assessor do Setor Juventude, Marciano Guerra, e contou com a participação dos jovens de forma presencial, bem como, pelas redes sociais.

Em sua quinta edição, o encontro da juventude católica irá seguir o lema que foi escolhido pelo Papa Francisco: \"Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!\" (cf. At 26,16). Pelo segundo ano consecutivo, o pontífice faz um chamado para o protagonismo juvenil, para \"levantarem-se\" e testemunharem ao mundo, e dentro da Igreja, as riquezas da fé e dos valores que trazem na mente e no coração. A passagem, retirada do livro Atos dos Apóstolos, relata a experiência de Paulo, após o seu encontro com Deus. Um testemunho de conversão e consciência vocacional de São Paulo.

Quanto à identidade visual, as cores verde e vermelho remetem ao logo da Jornada Mundial da Juventude de 2023, que contém as cores da bandeira de Portugal, país que será sede do evento global. A ilustração, por sua vez, demonstra o jovem que reza diante da Cruz, e que após a experiência com Deus, se levanta e põe-se a caminho para testemunhar o que viu e proclamar a Boa Nova.

Ao final da celebração, o padre Marciano Guerra fez uma avaliação do momento que deu início à preparação da 5ª JTchêJ: “O primeiro sentimento é de muita alegria de rever a juventude. Em segundo lugar, tem o desafio de organizar e de viver essa Jornada em um tempo de reconstrução dos nossos grupos, das nossas relações, respeitando os cuidados necessários. E, em terceiro lugar, essa Jornada quer ser um sinal para outros jovens que precisam retomar a caminhada. Então queremos ser, na linguagem de Jesus, o sal, a luz, o fermento no mundo”.

A 5ª JTchêJ está programada para o dia 20 de novembro e será realizada na cidade de São Marcos, primeira Região Pastoral a promover o evento que, desde 2019, se tornou itinerante. Equipes constituídas por representantes de diversos grupos de jovens, movimentos e pastorais já estão mobilizadas, preparando a programação deste ano, que será divulgada nas próximas semanas, por meio das redes sociais da ComMissão Jovem (@commissão). A próxima atividade oficial da JTchêJ será o lançamento do hino desta edição e do desafio que será proposto para engajar os jovens na caminhada dentro da Igreja e junto à comunidade. A data será divulgada em breve.