09/04/2021

Novo piso externo do Santuário de Caravaggio retrata a fé em Nossa Senhora

Novo piso externo do Santuário de Caravaggio retrata a fé em Nossa Senhora

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, entrega o novo piso externo do Santuário que, além de estar com novo revestimento, traz uma mensagem visual importante. A necessidade de trocar o piso externo dos três acessos da igreja já se desenhava há anos.

“Se fez necessária a mudança uma vez que o ladrilho colocado estava todo quebrado pela ação do tempo. Foram sucessivas trocas das peças até a decisão de substituir. O receio era de que alguém pudesse ter uma queda em função do estado dos ladrilhos. Portanto, antes de ser uma mudança visual, é uma mudança visando dar segurança aos peregrinos. E o resultado visual ficou belíssimo. Gratidão aos trabalhadores e aos benfeitores do Nosso Santuário”, comenta o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

Optou-se por usar granito branco com acabamento flameado que, além de belo, o material se mostra resistente e durável, bem como de baixa porosidade. “Mesmo que a pedra usada, por si só, fosse bonita, a ideia era acrescentar elementos simbólicos na entrada principal do Santuário. Assim, proporcionamos aos fiéis e devotos um momento reflexivo já na chegada da igreja”, diz o arquiteto e artista sacro Cristtiano Fabris, responsável pelo projeto.

No centro da entrada principal, está uma grande rosácea em tons de café, que contrasta com as pedras brancas. Cada elemento no desenho remete aos mistérios da fé e da devoção à Nossa Senhora. O projeto faz parte da revitalização e das obras de conservação do Santuário Diocesano, e conta com a participação de doação de fiéis.

O desenho e seu significado
Monograma e expressão bíblica: no centro da rosácea há o elemento mariano, formado pelo entrelaçamento das letras “A” e “M”, que lembram a expressão “Ave Maria”, presente na Anunciação do Anjo à Virgem Maria. Daí surge a ligação com o escrito “Ave Maria gratia plena” (Ave Maria cheia de graça), extraído da palavra do Anjo à Nossa Senhora: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo” (LC 1,28).

Coroa de Nossa Senhora e as 12 estrelas: acima do monograma mariano, está posta uma coroa que recorda que a Virgem Maria, Mãe do Salvador e Redentor, com grandes festas e júbilos, foi coroada por seu Divino Filho. Junto com as 12 estrelas, também remete ao texto bíblico do Apocalipse 12,1: “Um sinal grandioso apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de 12 estrelas”.

Flores: Simbolizam a história de Graziano, um homem que chegou à margem da fonte milagrosa, no local em que Nossa Senhora apareceu em Caravaggio, na Itália, e permaneceu incrédulo. Ele pegou um galho seco e desfolhado, atirou na água e disse: “Se é verdade que Nossa Senhora pisou nesta terra, enverdeça este ramo”. Conta-se que quando o bastão seco tocou a água, verdejou-se, brotaram galhos, cobriu-se de folhas e desabrocharam flores que exalavam perfume. Graziano ajoelhou-se, arrependeu-se e passou a rezar e cantar em ação de graças junto de Joaneta e as outras pessoas que estavam presentes.

Com informações da assessoria de comunicação do Santuário de Caravaggio