04/06/2021

Paróquia de Flores da Cunha prepara romaria ao venerável Frei Salvador Pinzetta

Celebrações festivas foram precedidas de novena realizada no Eremitério a ele dedicado,    ...

Paróquia de Flores da Cunha prepara romaria ao venerável Frei Salvador Pinzetta

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Flores da Cunha, e os freis Capuchinhos se preparam para celebrar, neste final de semana, 05 e 06 de junho, a tradicional romaria ao verenável Frei Salvador Pinzetta. Em 2021, pelo segundo ano consecutivo, a atividade não terá a peregrinação até o Eremitério, em virtude da pandemia. No entanto, a programação festiva foi precedida de uma novena que iniciou no dia 25 de maio e foi finalizada no dia 02 de junho, com Missa presidida pelo nosso bispo diocesano, dom José Gislon.

Na Solenidade de Corpus Christi, as celebrações foram centralizadas na igreja matriz Nossa Senhora de Lourdes, com o tapete solidário, que contou com a doação de alimentos pela comunidade. Nesta sexta-feira, 04 de junho, haverá Missa às 19h, no Eremitério Frei Salvador. Para o sábado, 05 de junho, das 09h às 11h e das 14h às 19h, haverá bênção individual com os freis capuchinhos. Às 15h haverá um momento de bênção aos veículos  e Missa às 15h. A programação festiva será concluída no domingo, às 09h, com a Missa no Eremitério.

Frei Salvador faleceu no dia 31 de maio de 1972, às 18h, hora da Ave Maria e véspera da festa de Corpus Christi. Duas devoções que viveu intensamente: Nossa Senhora e a Eucaristia. Antes de sua morte, três sacerdotes administraram-lhe a Unção dos Enfermos. Foi sepultado no Cemitério Municipal, no jazigo dos Frades Capuchinhos. Seu enterro coincidiu com a procissão de Corpus Christi onde fora substituída pela celebração e funeral do estimado frade Pinzetta.

Processo de beatificação

Na terça-feira, dia 06 de outubro de 2020, a Diocese de Caxias do Sul realizou a sessão de encerramento de processo do presumido milagre atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Frei Salvador Pinzetta. O evento foi precedido da celebração de uma Missa, presidida pelo bispo diocesano, dom José Gislon, na igreja matriz Nossa Senhora de Lourdes, em Flores da Cunha. Esta etapa do processo foi dirigida por um tribunal eclesiástico composto por um juiz, um promotor, um notário e uma médica que acompanhou o depoimento de 13 testemunhas.

O processo agora foi enviado para a Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano. Se o milagre for novamente reconhecido, o Papa Francisco poderá proclamar o Frei Salvador Pinzetta como bem-aventurado.