Espaço de oração foi reformado e integra a programação dos 80 anos da criação da Paróquia dedidcada a essa devoção francesa

 

Nas comemorações dos 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Caxias do Sul, foi inaugurada a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na parte externa do templo, com uma celebração no dia 11 de setembro, data votiva desta devoção francesa. O local passa a contar com a nova imagem de Nossa Senhora de Lourdes, uma réplica da padroeira que está no altar-mor da Igreja de Lourdes, fontes de água e iluminação. Antes da inauguração foi aconteceu a Santa Missa, presidida pelo pároco, padre Eleandro Teles, e concelebrada pelo pároco emérito, padre Nivaldo Piazza e Daniel D'Agnoluzzo Zatti.

 

A partir deste mês de setembro, todo dia 11 será realizada a procissão eucarística e a bênção da saúde na celebração das 15h; e na Missa das 18h30min, a procissão das velas, como ocorre diariamente na gruta do Santuário de Lourdes, na França, local da aparição.

 

A ideia de construir a gruta de Lourdes surgiu em 2002 quando a paróquia comemorou 60 anos de criação. Porém, a construção iniciou somente em 2009 e foi inaugurada em 15 de agosto de 2010, durante a Festa das Capelinhas.